Capa da nossa última edição

Notícias

Chamada para Publicação

2024-09-16

Dossiê “Ditadura militar 1964-1985: velhos e novos autoritarismos, memórias e justiça de transição”

Neste dossiê, serão aceitos artigos que discutam as experiências durante o período autoritário (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade. A efeméride dos 60 anos do golpe civil-militar suscita uma importante reflexão sobre o passado e o presente da sociedade brasileira. As forças articuladoras do golpe, a instauração do estado autoritário e as diversas formas de resistência ao arbítrio, o cerceamento das liberdades e a defesa da democracia constituem questões cruciais, especialmente no contexto atual de ascensão de movimentos que reivindicam o autoritarismo e a agenda conservadora.

Assim, a composição deste dossiê visa contribuir para dar visibilidade às múltiplas abordagens sobre o tema, tais como: as violências sofridas no período, as mobilizações de diferentes setores da sociedade brasileira - trabalhadores, estudantes, artistas, intelectuais, clero, dentre outros -, além das ações em busca da verdade, reparação e justiça, como os trabalhos da Comissão da Verdade, os processos de anistia e, consequentemente, as disputas de memórias, bem como as pesquisas que focalizam as práticas de ensino e o passado autoritário. Serão aceitos, ainda, trabalhos que conectem o passado autoritário e a ascensão da extrema-direita no Brasil.

Organizadores do Dossiê:

  • Prof.ª Dr.ª Aline Prado Atassio, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
  • Prof. Dr. Cristiano Ruiz Engelke, Fundação Universidade de Rio Grande, Brasil.
  • Prof. Dr. Luiz Henrique dos Santos Blume, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
  • Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Alves, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

As contribuições  devem ser enviadas até o dia 15 de outubro de 2024 por meio do link: https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada para Publicação

Edição Atual

v. 21 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo
Imagem da Capa: Planta geografica do que se tem melhor averiguado nas commarcas da Bahia, Sergipe do El Rey, parte das de Ilheos, e Jacobina com a direção da costa que vai do banco do Rio de S. Francisco athe os Rio das Contas. Fonte: Acervo Digital da Biblioteca Nacional. cod. sophia 22238.
Publicado: 2024-04-04

Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena

Artigos de Fluxo Contínuo

Homenagem

  • Ademar Bogo, Ailson Pinhão de Oliveira, Ana Cristina de Araújo, Antonio Balbino Marçal Lima, Bruno Vilas Boas Bispo, José Montival de Alencar, Luiz Henrique dos Santos Blume, Maria Luiza Santos, Maria Clara Gusmão, Quele Pinheiro Valença, Thiago Vinícius Mantuano da Fonseca
Ver Todas as Edições