Chamada para Publicação
Prazo de submissão do dossiê prorrogado - Dossiê “Ditadura militar 1964-1985: velhos e novos autoritarismos, memórias e justiça de transição”
Neste dossiê, serão aceitos artigos que discutam as experiências durante o período autoritário (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade. A efeméride dos 60 anos do golpe civil-militar suscita uma importante reflexão sobre o passado e o presente da sociedade brasileira. As forças articuladoras do golpe, a instauração do estado autoritário e as diversas formas de resistência ao arbítrio, o cerceamento das liberdades e a defesa da democracia constituem questões cruciais, especialmente no contexto atual de ascensão de movimentos que reivindicam o autoritarismo e a agenda conservadora.
Assim, a composição deste dossiê visa contribuir para dar visibilidade às múltiplas abordagens sobre o tema, tais como: as violências sofridas no período, as mobilizações de diferentes setores da sociedade brasileira - trabalhadores, estudantes, artistas, intelectuais, clero, dentre outros -, além das ações em busca da verdade, reparação e justiça, como os trabalhos da Comissão da Verdade, os processos de anistia e, consequentemente, as disputas de memórias, bem como as pesquisas que focalizam as práticas de ensino e o passado autoritário. Serão aceitos, ainda, trabalhos que conectem o passado autoritário e a ascensão da extrema-direita no Brasil.
Organizadores do Dossiê:
- Prof.ª Dr.ª Aline Prado Atassio, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
- Prof. Dr. Cristiano Ruiz Engelke, Fundação Universidade de Rio Grande, Brasil.
- Prof. Dr. Luiz Henrique dos Santos Blume, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
- Prof.ª Dr.ª Valéria Aparecida Alves, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.
As contribuições devem ser enviadas até o dia 1º de novembro de 2024 por meio do link: https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/about/submissions
Saiba mais sobre Chamada para Publicação