Quando a extensão universitária escuta: teatro e ação dialógica
Theater and Dialogical Action
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os sentidos da extensão universitária no contexto contemporâneo, a partir da análise dramatúrgica da peça O extensionista, do dramaturgo mexicano Felipe Santander. Tomando como referência o ensaio Extensão ou Comunicação?, de Paulo Freire, discute-se a transição de uma prática antidialógica, marcada pela imposição tecnocrática de saberes, para uma ação dialógica centrada na escuta, na colaboração e na valorização dos saberes populares. A trajetória da personagem Cruz Lopes, engenheiro-agrônomo recém-formado que vivencia uma transformação ética ao se aproximar da realidade camponesa, é interpretada como metáfora para os desafios da curricularização da extensão. O teatro, neste estudo, é mobilizado como lente crítica capaz de revelar os tensionamentos da relação universidade-sociedade. Os resultados apontam para a urgência de uma formação extensionista mais sensível, crítica e comprometida com a autonomia dos sujeitos e com a construção democrática do conhecimento.
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Referências
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