Repressão contra estudantes e o Padre Augusti na Ditadura Militar (1968-1969): uma análise existencial
Resumo
Durante o período da Ditadura Militar, o Padre José Eduardo Augusti atuou como Coordenador da Ação Católica com turmas de Juventude Estudantil Católica e Juventude Universitária Católica. Por conta de seu trabalho, auxiliou os estudantes de Botucatu e do Brasil a organizarem o XXI Congresso Estudantil de 1969, que reivindicavam melhorias no ensino básico do período. Em resposta a essas atividades, o regime militar instaurou um rigoroso aparato de repressão, tortura e alienação para desmobilizar e prender os estudantes e – tentar - culpabilizar o Pe. Augusti.
Downloads
Referências
BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. Tra¬dução de André Telles. 20 reimp. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2022.
BURKE, P. Variedades de história cultural. Tradução de Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
CHAUÍ, M. Manifestações Ideológicas do Autoritarismo Brasilei¬ro. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Perseu Abramo, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Paz e Terra, 2014, Rio de Janeiro.
HAGEMEYER, R. R. Caminhando e cantando: O Imaginário do Movimento Estudantil Brasileiro de 1968. São Paulo: Editora Edusp, 2016.
MANIERI, D. Teoria da História: a gênese dos conceitos. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MANIERI, D. Nietzsche e o debate sobre a Aletheia grega. Re¬vista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, [S. l.], v. 1, p. 13-36, 2015.
NIETZSCHE, F. Vontade de Poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Ja¬neiro: Editora Contraponto, 2008.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Tradução de Renato Zwi¬ck. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2009.
NIETZSCHE, F. A Gaia a Ciência. Tradução de Antonio Carlos Braga. São Paulo: Lafonte, 2020.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Projeto His¬tória: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de His¬tória, [S.l.], v. 14, 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ index.php/revph/article/view/11233. Acesso em: 22 nov. 2024.
Copyright (c) 2025 Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).