Des-memória e Resistência: o impacto da ditadura militar e o papel da redemocratização na preservação da memória indígena no Brasil

Palavras-chave: Ditadura Militar, Des-memória, Indígena, Ensino de História

Resumo

Este artigo procura entender as marcas profundas deixadas pela Ditadura Militar sobre as populações indígenas do Brasil, e que são propositalmente esquecidas. O período que se estendeu de 1964 a 1985 provocou grandes tormentos na população indígena que vivenciou horrores e silenciamento. Esses eventos, apesar de fazerem parte da história do país, raramente se apresentam nas historiografias nacionais, nem mesmo no ensino básico os encontramos. Espera-se que, através da análise de documentos históricos, livros didáticos e revisão bibliográfica, seja possível trazer à luz esse processo de des-memoria provocada pelo estado, pois, se faz necessária a discussão a respeito da importância de se combater  esse esquecimento estimulado e, ao mesmo tempo, valorizar a história dos povos indígenas no Brasil. Percebe-se a necessidade de uma busca minuciosa em favor da história dos povos originários, principalmente no que se refere ao período da Ditadura Militar, balizando-se a partir da educação libertadora de Paulo Freire em que o professor deve ser a ponte entre a pesquisa e o ensino dos fatos, trazendo, dessa forma, a compreensão do impacto desse momento, a fim de que, o aluno como participante do processo, entenda a interferência desse sobre os povos indígenas.

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Biografia do Autor

Erik Douglas Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2024). Atualmente é Reda - Colégio Estadual Indígena do Acuípe de Baixo. Tem experiência na área de História, com ênfase
em História. Mestrando do curso de Pós-Graduação da UESC - PPGH - Programa de Pós-Graduação em História: Atlântico e Diáspora Africana.

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Publicado
2025-03-28
Como Citar
Douglas Andrade, E. (2025). Des-memória e Resistência: o impacto da ditadura militar e o papel da redemocratização na preservação da memória indígena no Brasil. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 22(1). Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/4524
Seção
Dossiê Ditadura Militar 1964-1985: velhos e novos autoritarismos