Capa da nossa última edição

Announcements

Chamada para Dossiê 2025: O Pensamento de Florestan Fernandes Permanece Vivo!

2025-03-30

A Revista Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem por meio deste Dossiê rememorar os 30 anos do falecimento de Florestan Fernandes.

Florestan Fernandes (1920-1995), destacado intelectual e patrono da sociologia brasileira, mergulhou profundamente na realidade social para extrair dela as raízes das desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais. A originalidade de suas interpretações, presente em suas obras, e sua aguerrida militância na defesa da democracia e dos direitos sociais revelam a solidez de suas convicções científicas, históricas, políticas e filosóficas.

Seu senso de justiça, coerente com sua origem, o fez permanecer fiel à sua classe social e a se interessar em contribuir com o resgate histórico da organização indígena brasileira, vilipendiada pela espoliação colonial, neocolonial e imperialista. Esse mesmo senso também o levou a criticar a mistificação da “democracia racial” e a lutar pela igualdade de direitos. Com atitudes destemidas, Florestan protagonizou a defesa incondicional da escola pública e de qualidade, além de perceber a necessidade de uma revolução brasileira como meio para alcançar uma verdadeira democracia econômica e cultural.

Neste dossiê, buscamos publicar estudos que dialoguem com o pensamento de Florestan Fernandes e atualizem o debate por meio de temas como: capitalismo dependente; desigualdade social; classes sociais e luta de classes; raça e classe; democracia; racismo; educação e dilemas educacionais; infância; direitos sociais e políticos; revolução brasileira, entre outros.

 

Organizadores:

Dr. Adelar João Pizetta

Dr. Ademar Bogo

Me Geraldo José Gasparin

 

Abertura para submissões: 30 de março de 2025

Fechamento: 30 de junho 2025

Read more about Chamada para Dossiê 2025: O Pensamento de Florestan Fernandes Permanece Vivo!

Current Issue

Vol 22 No 1 (2025): Edição 2025 de publicações em fluxo contínuo

Ao abrir o volume 22/2025 da Revista Especiaria, iniciamos a contagem regressiva para o encerramento do primeiro quarto do século XXI. Embora mantenhamos o olhar confiante voltado para o futuro, também revisitamos o passado, cuja memória ainda evoca imagens latentes e ameaçadoras. Apesar disso, reafirmamos nosso compromisso com o conhecimento e com a publicação de temas críticos e conscientizadores.

Neste início de ano, apresentamos um Dossiê temático intitulado “Dossiê 1964-1985: velhos e novos autoritarismos, memórias e justiça de transição”. Ele traz reflexões profundas e múltiplos olhares que mergulham na carne viva da História brasileira. Os artigos oferecem esclarecimentos imprescindíveis, revisitando as cores marcantes da violência e retratando os 21 anos de regime totalitário no Brasil, sustentado pelo apoio do imperialismo norte-americano.

Em sequência, além de continuar a publicação criteriosa dos artigos submetidos ao sistema de fluxo contínuo, lançaremos um novo Dossiê com o tema “A contribuição do pensamento de Florestan Fernandes e a incompletude da democracia brasileira”. Essa iniciativa busca refletir sobre as desigualdades sociais presentes na realidade econômica, política e social do país. Tais desigualdades, enraizadas na naturalização do extermínio de povos nativos e nas práticas discriminatórias, contribuíram para a perpetuação de uma cultura de medo e ódio contra as classes menos favorecidas.

A Revista Especiaria tem orgulho de fazer parte deste momento histórico e de contribuir para que as ideias expostas em cada artigo revelem o melhor do humano. Escritores e escritoras não apenas denunciam injustiças, mas, através de suas pesquisas, mantêm vivo o sonho de uma sociedade mais justa e consciente.

Published: 2025-03-24

Artigos de Fluxo Contínuo

View All Issues