Capa da nossa última edição

Notícias

Chamada Dossiê Atlântico e Diáspora Africana: um oceano para a história e o pensamento social além das fronteiras

2025-08-10

A Especiaria – Cadernos de Ciências Humanas convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o Dossiê Temático “Atlântico e Diáspora Africana”, que tem como objetivo reunir estudos e reflexões sobre as experiências humanas no contexto atlanticista. Este espaço histórico é marcado por processos que ultrapassam as fronteiras formais dos Estados e Impérios, revelando estruturas sociais complexas e interconectadas.

O Atlântico, enquanto categoria analítica e espaço de circulação, adquire centralidade nas Ciências Humanas não apenas por sua fisiografia singular, mas sobretudo pelas dinâmicas históricas, políticas, culturais e econômicas que emergem na relação entre suas margens. Este dossiê propõe uma abordagem que privilegia as experiências atlânticas e afrodiaspóricas, considerando suas conexões com sociedades litorâneas e seus desdobramentos interiores.

A proposta enfatiza o processo afrodiaspórico como elemento constitutivo do Atlântico. Analisar esse espaço sob a perspectiva histórica e teórica do Sul Global implica reconhecer os movimentos diaspóricos que moldaram suas dinâmicas internas e as formações sociais nas margens continentais. O dossiê acolherá contribuições que explorem os fluxos de pessoas, mercadorias, saberes e práticas culturais ao longo da modernidade e da contemporaneidade, com atenção especial aos horrores do tráfico transatlântico de escravizados e ao protagonismo histórico de populações indígenas e afrodiaspóricas.

Esperamos receber textos que proponham abordagens empíricas e conceituais inovadoras sobre a formação histórica e o pensamento social no Mundo Atlântico, evidenciando o potencial dessa temática para a compreensão das sociedades que dele emergiram. Serão bem-vindos artigos oriundos de diversas áreas das Ciências Humanas.

Este dossiê é uma iniciativa do Grupo de Trabalho História do Atlântico e da Diáspora Africana (ANPUH-BA), que o idealizou e incentivou.

Organizadores:
Rafael dos Santos Barros (SEC-BA / PPGH-UESC)
Thiago Vinícius Mantuano da Fonseca (PPGH / DFCH-UESC)
Gustavo Gonçalves Fagundes (UNITINS)

Abertura para submissões: 11 de agosto de 2025

Fechamento: 11 de novembro 2025

 

Saiba mais sobre Chamada Dossiê Atlântico e Diáspora Africana: um oceano para a história e o pensamento social além das fronteiras

Edição Atual

v. 22 (2025): Edição 2025 de publicações em fluxo contínuo

Ao abrir o volume 22/2025 da Revista Especiaria, iniciamos a contagem regressiva para o encerramento do primeiro quarto do século XXI. Embora mantenhamos o olhar confiante voltado para o futuro, também revisitamos o passado, cuja memória ainda evoca imagens latentes e ameaçadoras. Apesar disso, reafirmamos nosso compromisso com o conhecimento e com a publicação de temas críticos e conscientizadores.

Neste início de ano, apresentamos um Dossiê temático intitulado “Dossiê 1964-1985: velhos e novos autoritarismos, memórias e justiça de transição”. Ele traz reflexões profundas e múltiplos olhares que mergulham na carne viva da História brasileira. Os artigos oferecem esclarecimentos imprescindíveis, revisitando as cores marcantes da violência e retratando os 21 anos de regime totalitário no Brasil, sustentado pelo apoio do imperialismo norte-americano.

Em sequência, além de continuar a publicação criteriosa dos artigos submetidos ao sistema de fluxo contínuo, lançaremos um novo Dossiê com o tema “A contribuição do pensamento de Florestan Fernandes e a incompletude da democracia brasileira”. Essa iniciativa busca refletir sobre as desigualdades sociais presentes na realidade econômica, política e social do país. Tais desigualdades, enraizadas na naturalização do extermínio de povos nativos e nas práticas discriminatórias, contribuíram para a perpetuação de uma cultura de medo e ódio contra as classes menos favorecidas.

A Revista Especiaria tem orgulho de fazer parte deste momento histórico e de contribuir para que as ideias expostas em cada artigo revelem o melhor do humano. Escritores e escritoras não apenas denunciam injustiças, mas, através de suas pesquisas, mantêm vivo o sonho de uma sociedade mais justa e consciente.

Publicado: 2025-03-24

Apresentação

Dossiê: O Pensamento de Florestan Fernandes Permanece Vivo!

Ver Todas as Edições