Edição Atual

v. 12 n. 1 (2024): Estudos literários contemporâneos

A literatura brasileira contemporânea vem sendo configurada como um espaço de reivindicação de grupos sociais historicamente silenciados pelas inúmeras violências epistemológicas e culturais ao longo do processo de formação do estado nacional. Esta produção literária cada vez mais tem incorporado um conjunto significativo de escritores e escritoras que se denominam “periféricos”, “marginais”, “divergentes”, entre outras terminologias, e expõem o cotidiano de outros espaços a partir de escritas predominantemente atravessadas pelo testemunho e pela vivência pessoal. Os sujeitos inseridos nesses grupos, consequentemente, estabelecem vínculos viscerais entre suas produções culturais e suas realidades sociais em diálogo vivo com a contemporaneidade. Por isso, a atual edição da revista Litterata propõe este dossiê, intitulado “Estudos literários contemporâneos”. Existem várias acepções para o termo “contemporâneo”, desde aquelas consolidadas nos estudos teóricos clássicos até aquelas que incorporam aspectos que estavam invisibilizados, e que, felizmente, estão sendo retomados por outros estudiosos, em novos cenários, a exemplo do que apresenta o professor e pesquisador Jorge Augusto, no texto “Contemporaneidades periféricas: primeiras anotações para alguns estudos de caso” (2018). Entre as possibilidades de se compreender o contemporâneo, segundo ele, uma delas, também recorrente no senso comum, é conceber contemporaneidade como sinônimo de atualidade, de renovação. Esta edição da revista Litterata reúne, justamente, estudos sobre a literatura brasileira contemporânea, produzidos por pesquisadores e pesquisadoras brasileiras, oriundos de diferentes cursos de pós-graduação do país. As instigantes investigações reunidas neste volume ilustram o quanto o campo dos estudos literários ainda é um espaço fértil de inesgotáveis possibilidades teóricas, discursivas e analíticas. Que essas leituras despertem novos interesses e contribuam ainda mais para a ramificação de novos estudos dentro do campo.

 

Publicado: 2025-11-03
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