Por mares, ilhas e roças de cacau rumo à descolonização de saberes:
contos santomenses nas escolas da região sul-baiana
Resumo
O artigo apresenta uma proposta didática com contos da literatura santomense, para a Educação Básica, que tematizam a economia e a cultura do cacau, tendo em vista a efetivação da Lei 10639/03 e a realidade histórico-cultural e econômica das escolas situadas na região sul-baiana. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, tendo como temática principal o letramento literário e perspectivas metodológicas baseados em Cosson (2009), com uma visão formativa anticolonial. Nesse sentido, é relevante o desenvolvimento do letramento literário aproximando-se a vivência dos/as estudantes sul-baianos e a realidade santomense, levando em consideração os laços existentes entre o passado colonial e a língua oficial portuguesa.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).