Por mares, ilhas e roças de cacau rumo à descolonização de saberes:

contos santomenses nas escolas da região sul-baiana

  • Inara de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
  • Mirian Leandro Moura UESC

Resumo

O artigo apresenta uma proposta didática com contos da literatura santomense, para a Educação Básica, que tematizam a economia e a cultura do cacau, tendo em vista a efetivação da Lei 10639/03 e a realidade histórico-cultural e econômica das escolas situadas na região sul-baiana. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, tendo como temática principal o letramento literário e perspectivas metodológicas baseados em Cosson (2009), com uma visão formativa anticolonial. Nesse sentido, é relevante o desenvolvimento do letramento literário aproximando-se a vivência dos/as estudantes sul-baianos e a realidade santomense, levando em consideração os laços existentes entre o passado colonial e a língua oficial portuguesa.

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Biografia do Autor

Mirian Leandro Moura, UESC

Graduada em Letras pela UESC. Integrante do grupo de pesquisa (CNPq) Literatura, História e Cultura: Encruzilhadas Epistemológicas

Publicado
2024-04-30
Como Citar
Rodrigues, I., & Moura, M. (2024). Por mares, ilhas e roças de cacau rumo à descolonização de saberes:. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 11(2), 110-129. https://doi.org/10.36113/litterata.v11i2.4104
Seção
Artigos vários