Foco e Escopo

A revista Litterata tem como objetivo publicar textos resultantes de pesquisas acadêmicas originais na área dos Estudos Literários, incentivando a publicação científica por parte de pesquisadores nacionais e internacionais comprometidos com a democratização do conhecimento científico.

O periódico, que segue as boas práticas editoriais recomendadas internacionalmente, é organizado em sete seções principais: Dossiê temático, Artigos vários, Ensaio, Tradução, Entrevista, Resenha e Textos livres.

A seção Dossiê temático tem por objetivo divulgar trabalhos que evidenciem estudos dentro de uma temática específica, a ser definida pela editoria, que tenham alguma relação com o escopo da revista.

A seção Artigos vários tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos de temáticas variadas recebidos em fluxo contínuo, que tenham alguma relação com o escopo da revista.

A seção Ensaio destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico numa temática e que, embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada.

A seção Tradução tem por objetivo receber trabalhos de tradução de textos já publicados em língua estrangeira por pessoas de referência de quaisquer nacionalidades.

A seção Entrevista objetiva receber transcrições de interlocuções realizadas com estudiosos e personalidades cuja contribuição seja relevante para o debate sobre os estudos literários.

A seção Resenha objetiva receber textos que contribuem enormemente para o diálogo crítico, a atualização bibliográfica e o amadurecimento da área dos estudos literários. As resenhas têm caráter apresentativo e crítico e devem se remeter a obras publicadas no Brasil (em até 24 meses de sua publicação) ou no exterior (em até 36 meses de sua publicação).

A seção Textos livres tem por objetivo receber submissões inéditas de poemas, contos e crônicas.

A revista aceita trabalhos em Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Política de Isenção de Taxas para Autores

A revista não realiza cobrança de taxas de submissão e processamento de manuscritos submetidos.

É uma revista de acesso livre e aberto aos leitores, ou seja, também não cobra taxa de assinatura para acesso ao seu conteúdo.

Periodicidade

Trata-se de uma publicação semestral, com recebimento de textos em fluxo contínuo.

Público-Alvo

Pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países.

Política de avaliação

O processo de avaliação da revista é por pares (sistema double blind review). Os manuscritos submetidos são enviados pela editoria associada à avaliação de dois pareceristas (duplo-cego – anônimo para pareceristas e autores), que devem considerar na sua análise, por exemplo, a relevância do manuscrito, sua fundamentação teórico-metodológica e contribuições ao campo de debates na área. Os pareceristas podem ser ad hoc ou membros do Conselho Editorialindicados conforme a temática apresentada. No caso de haver discordância sobre o aceite para publicação, o manuscrito será enviado à apreciação de um terceiro parecerista.

Posteriormente à análise, será enviada aos autores a decisão editorial (aceite, negação, ou necessidade de alterações) apoiada nos pareceres e, quando for o caso, com orientações para possíveis alterações.

A editoria associada é responsável pela comunicação com os pareceristas e com os autores, sendo de sua responsabilidade e do editor-chefe a decisão final sobre o manuscrito submetido. Essa decisão poderá ser expressa pelos termos: 1. manuscrito aceito para publicação, 2. manuscrito que necessita de alterações ou 3. manuscrito não indicado à publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Preservação Digital

 
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criarem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

A Revista Litterata tem como identificador DOI (10.36113/litterata) e cada artigo publicado recebe a designação de um DOI específico.