O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 1) Artigos

Formatação:

- Modelo de papel A4 (210 x 297 mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: entre 10 e 20 páginas

A organização dos artigos deve obedecer à seguinte sequência:

- Identificação da autoria do trabalho: deve ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” no editor de texto. 

- Título: centralizado, em negrito, somente a primeira letra em maiúscula, assim como os nomes próprios.

- Resumo: máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, com espaçamento simples.

- Palavras-chave: 3 a 5, separadas por ponto (não devem ser repetidas palavras do título).

- Corpo do artigo:

As seções devem ser divididas usando fonte em negrito (somente a primeira letra maiúscula), sem numeração. As notas em rodapé devem ser utilizadas apenas para complementações e nunca para registro de referências citadas no artigo.

Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem ser enviados em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte. Caso haja figuras e tabelas importadas de outros programas, o arquivo de origem também deve ser enviado – as imagens digitais, além de estarem inseridas no texto, devem ser encaminhadas em separado em formato TIF, JPG ou EPS com resolução mínima de 300 d.p.i.

 As legendas ou títulos devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto.

- Referências:

Todas as referências a autores devem ser citadas no corpo do texto de acordo com o sistema autor-data (no caso de citações diretas, também indicação da página respectiva).  

- Resumo em língua estrangeira:

Os resumos em português devem apresentar tradução, ao final das referências, para o inglês (abstract), ou espanhol (resumen), ou italiano (riassunto) ou francês (resumé), com os mesmos parâmetros de tamanho e apresentação do resumo em português, seguidos das palavras-chave na mesma língua estrangeira escolhida.

Os trabalhos submetidos em inglês, espanhol, italiano ou francês devem incluir título, resumo e palavras-chave em português.

O tamanho máximo do trabalho inclui ilustrações e referências, que devem estar de acordo com as normas da ABNT mais recentes, bem como as citações. 

Lembramos que não pode haver o nome (os nomes) do autor (dos autores) no texto enviado para a revista. Se o texto for aceito, o nome (os nomes) será (serão) inserido(s) após o título. Caso o autor cite a si mesmo no trabalho, é preciso manter o anonimato, substituindo seu nome/sobrenome por "autor" e não citar o título do trabalho. Caso o trabalho seja aceito, o autor deverá inserir essas referências na etapa de revisão. É permitido o máximo de 4 autores por artigo. Para cada autor, informar os dados de vinculação institucional, ORCID id e e-mail de contato.

 2) Entrevista

 Formatação:
- Modelo de papel A4 (210 x 297 mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: entre 8 e 12 páginas

A organização das entrevistas deve obedecer à seguinte sequência:

- Título da entrevista e subtítulo (se houver)

- Autor 1*, Autor 2**

[* Indicar em nota, com 1 asterisco, os dados de vinculação institucional, as informações de ORCID id e e-mail de contato, em nota de rodapé. 

[**Indicar em nota, com 2 asteriscos, dados da atuação do entrevistado (Escritor/a...; Professor/a...; Cineasta... etc.).]

A autoria da entrevista, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é partilhada entre entrevistador e entrevistado, uma vez que as respostas são de autoria do entrevistado. Assim, toda entrevista submetida à revista deverá apresentar autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo da entrevista. Essa declaração de autorização do(s) entrevistado(s) concordando com a publicação do trabalho deve estar assinada e em formato PDF.

- Resumo: Apresentar um breve resumo da entrevista. 

- Palavras-chave: de 3 a 5 palavras, separadas por ponto, somente a primeira letra de cada uma em caixa alta.

 - Introdução: Deve constar um texto de apresentação do entrevistado, as circunstâncias em que foi realizada a entrevista, local e data, de no máximo uma lauda.

Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

- Citações: “com até 3 linhas devem fazer parte do próprio texto entre aspas” (Autor, 2019, p. 10) ou Segundo Autor (2019, p. 10), “com até 3 linhas devem fazer parte do próprio texto entre aspas”. 

Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 4,0cm e Fonte Times 11. (Autor, 2019, p. 10) ou De acordo com Autor (2019, p. 10)

No restante do texto apresenta-se a entrevista propriamente, com perguntas e respostas (-Entrevistador -Entrevistado)

- Referências: devem estar de acordo com as normas da ABNT mais recentes.

- Título em língua estrangeira (obrigatório): com os mesmos parâmetros de tamanho e apresentação do título em português.

- Resumo em língua estrangeira (obrigatório): com os mesmos parâmetros de tamanho e apresentação do resumo em português

- Palavras-chave em língua estrangeira (obrigatório): com os mesmos parâmetros de tamanho e apresentação das palavras-chave em português

 3) Resenhas

 As resenhas têm caráter apresentativo e crítico e devem se remeter a obras publicadas no Brasil (em até 24 meses de sua publicação) ou no exterior (em até 36 meses de sua publicação). Serão aceitas resenhas de livros literários ou de livros sobre estudos literários.

 Formatação:
- Modelo de papel A4 (210 x 297 mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: entre 8 e 10 páginas

 A organização das resenhas deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título (centralizado, em caixa alta);
  2. nome do autor (alinhado à direita e com nota de rodapé para pequena apresentação: titulação, função, instituição e e-mail para contato);
  3. texto;
  4. agradecimentos (opcional);
  5. referências (apenas trabalhos citados no texto).

 4) Traduções

 Formatação:
- Modelo de papel A4 (210 x 297 mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: entre 10 e 20 páginas

Caso o texto não se encontre em domínio público, é obrigatório que o tradutor disponha de documento do detentor dos direitos sobre a obra traduzida, autorizando a tradução e sua publicação em nossa revista. É preferível que o tradutor envie este documento quando da sua submissão.

A organização das traduções deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título (centralizado, em caixa alta);
  2. nome do autor (alinhado à direita e com nota de rodapé para pequena apresentação do autor: titulação, função, instituição e e-mail para contato);
  3. apresentação da tradução (redigida pelo tradutor, expondo as razões e a relevância da tradução, comentando sobre a obra traduzida e seu autor);
  4. texto;
  5. agradecimentos (opcional);
  6. referências (apenas trabalhos citados no texto).

 5) Textos livres

 A seção Textos livres tem por objetivo receber submissões inéditas de poemas, contos e crônicas. Devem incluir título e autoria.

Formatação
- Modelo de papel A4 (210 x 297 mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: até 10 páginas

 Dado que essas contribuições podem ser apresentadas sob os mais diversos formatos, toda indicação de norma deve ser discutida com a editoria por e-mail.

 6) Ensaios

 A seção Ensaio destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico numa temática e que, embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada.

Formatação:
- Modelo de papel A4 (210 x 297mm)
- Editor de texto: Word 6.0 ou superior
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 3 cm, Esquerda: 2 cm, Direita: 2 cm
- Tamanho do documento: entre 8 e 12 páginas

A organização dos ensaios deve obedecer à seguinte sequência:

Devem indicar apenas o título e conter a estrutura básica de introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas, possuindo no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (oito) páginas com as referências bibliográficas.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

1) Notas de Rodapé

As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

2) Citações

- Dentro do texto

Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, com apenas a inicial em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação e página (Silva, 2000, p. 12).

Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deveram seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (Silva, 2000, p. 100).

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (Silva, 2000a).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (Silva; Souza; Santos, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000).

Neste tipo de citação não são aceitas expressões latinas (idem, ibidem, passim, entre outras), pois elas devem ser usadas apenas nas citações feitas em nota de rodapé, as quais, por sua vez, não são aceitas pela revista.

Aconselhamos que citações em língua estrangeira sejam acompanhadas de tradução.

- Destacadas do texto

As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT).

3) Referências

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética. As referências deverão ser alinhadas em justificado, em espaçamento simples entre linhas. Pode constar ou não apenas as iniciais dos primeiros nomes dos autores (apenas o último nome deve vir por extenso e em caixa alta). Consulte a norma da ABNT NBR 6023 - Informação e documentação-referências.

Exemplos (atenção ao negrito e itálico):

a) Livro no todo com um só autor:

Autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação

Ex.: LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

 b) Livro no todo com mais de três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado et alTítulo: subtítulo. Tradutor. Edição. Local de publicação: Editora, data.

Ex.: VELOSO, H. P. et alClassificação da vegetação brasileira, adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro: IBGE, 1991. 124 p.

 c) Capítulos de livros:

Autor e título da parte, seguidos da expressão In: ou Separata de:, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a descrição física da parte. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Ex.: SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Ex.: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 d) Artigos em periódicos:

Autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação.

Ex.: DE LUCCA, G. Notas curtas. Getulio, São Paulo, ano 3, p. 9, jul./ago. 2009.

Ex.: DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

 e) Dissertações e teses:

Autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

Ex.: AGUIAR, A. A. de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Ex.: ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

 f) Trabalhos em meio eletrônico:

As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).

Ex.: KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

Ex.: GODINHO, T. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

 g) Documentos on-line:

Ex.: BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Ex.: CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://www.fiocruz.br/editora/media/05-PMISB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.

4) Prazo para publicação dos artigos:

Lembramos que o processo editorial completo de nossa revista pode levar até seis meses. A primeira etapa inclui uma pré-seleção dos trabalhos enviados, levando em conta a adequação às Diretrizes para autores, ao Foco e o Escopo da revista e ao dossiê temático. Sendo assim, os autores deverão receber a notificação de encaminhamento para avaliação ou de recusa por inadequação em até dois meses, a contar a partir do fim da chamada para trabalhos.

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