Sobre o fazer poético
Estudo sobre a metapoesia em poetas baianos contemporâneos
Resumo
A metapoesia refere-se às reflexões críticas do autor sobre a criação, utilizando-se do gênero poético e que ao longo da historiografia literária brasileira configurou-se como um instrumento de grande uso de importantes escritores. Pretende-se, neste trabalho, discutir o conceito de metapoesia e analisar a produção poética dos escritores baianos Ruy Espinheira Filho, Aleilton Fonseca, Rita Santana e Alex Simões dentro desta temática, através de pesquisa de cunho bibliográfico e análise comparada de poemas. Um dos aspectos relacionados à metapoesia presente nos poemas selecionados desses autores encontra-se justamente na imagem do eu-lírico enquanto poeta. A preocupação quanto ao sentido do ser poeta é evidenciada nesses textos, em diferentes perspectivas e estilos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).