Conversa com Christian Plantin sobre a elaboração do Dicionário de argumentação
Resumo
Para celebrarmos e divulgarmos a publicação da tradução do Dictionnaire de l’argumentation de autoria do pesquisador francês Christian Plantin, publicado originalmente em francês (2016), registramos nesta edição da EID&A a conversa realizada em 2020, durante a realização do Colóquio Internacional: Desafios da tradução e composição do primeiro dicionário de argumentação no Brasil (on-line) com o autor do Dictionnaire sobre o processo e metodologia de elaboração do referido texto, com monumentais 634 páginas (versão original). Nós, os organizadores da tradução, optamos por registar, neste momento, essa conversa como contribuição para a popularização do referido texto, agora traduzido, e que acaba de ser publicado, sob a batuta da editora Contexto (2025), com prefácio de José Luiz Fiorin. Desse modo, brindamos o leitor com o registro escrito dessa conversa que nos ajudará a compreender um pouco mais do processo de elaboração da monumental obra de Plantin que será publicado também em árabe, em breve.
Downloads
Copyright (c) 2025 Autor e Revista EID&A

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).