https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/issue/feed Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação 2023-10-20T09:13:02-03:00 Eduardo Lopes Piris revista.eidea@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><em>EID&amp;A</em> é um periódico pertencente à área das Ciências da Linguagem e, especificamente, ao campo de investigação da argumentação, que publica quadrimestralmente (abril, agosto e dezembro) artigos inéditos, entrevistas e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre discurso e argumentação.&nbsp;<em>EID&amp;A</em> encaminha para dupla avaliação cega por pares os artigos inéditos e as resenhas críticas, enquanto seus editores são os responsáveis pela avaliação dos textos que serão publicados na seção "Entrevista".&nbsp;Os autores (até três por submissão) podem submeter seus trabalhos independentemente de sua titulação acadêmica.</p> https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3491 A ironia em crônicas de Rubem Braga 2023-10-20T09:12:12-03:00 Helena Miyazaki Fonseca helenayfonseca@gmail.com <p>A ironia é uma figura de retórica resumida como o modo de manifestar-se opostamente ao que se está pensando. Na perspectiva da Retórica, o recurso funciona como expediente argumentativo – por meio dele, pode-se argumentar indiretamente. Nesse sentido, este artigo objetiva mostrar o funcionamento da ironia em crônicas de Rubem Braga que abordam a figura da mulher, a partir da hipótese de que esta seja um dos recursos retóricos a que o autor recorre com frequência para se mostrar convincente e persuadir seu público. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise advêm da retórica, especificamente de estudiosos da Nova Retórica que abordam o mecanismo, como Paiva (1961), Tringali (1988), Reboul (2004), Fiorin (2014) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2020). O exame dos dados leva em conta trechos que permitem a depreensão da ironia.</p> 2023-10-13T11:55:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3618 Ethos, memoria y los símbolos nacionales brasileños en el discurso de la oposición unida en 2022 2023-10-20T09:12:20-03:00 Márcia Dresch marciapelotas@gmail.com <p>Este artículo pretende analizar el movimiento de incorporación de símbolos patrios en el discurso de la candidatura Lula-Alckmin a la presidencia de Brasil. Desde las manifestaciones pro-impeachment (2015), la Bandera, el Himno y los colores nacionales fueron apropiados por la derecha y comenzaron a identificar a los simpatizantes de Jair Bolsonaro, principalmente después de 2018, cuando Bolsonaro fue elegido presidente de la nación. La refutación del discurso bolsonarista impuso al Partido de los Trabajadores y a la coalición de partidos, construida para las elecciones de 2022, la afirmación del ethos de brasilidad, que se observó en este estudio. El corpus se constituyó de la grabación del evento del lanzamiento de la candidatura Lula-Alckmin, del que se seleccionaron tres momentos: la interpretación del Himno Nacional, la entrada de la Bandera Nacional y el discurso de Lula. El artículo toma como referencia teórica los trabajos sobre el ethos de Dominique Maingueneau.</p> 2023-10-13T11:58:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3636 Estratégias argumentativas de um fingidor 2023-10-20T09:12:27-03:00 Artur Roberto Roman arturrobertoroman@gmail.com <p class="EIDA-caputRESUMO">Neste artigo, discutimos o ethos discursivo na crônica “Eu sei e você sabe” do escritor Hayton Rocha do livro “Frestas” (São Paulo: Fontenele, 2022). A crônica narra episódios da história do casal Rocha vivenciados desde quando se conheceram há 50 anos, até o presente, já aposentados, com filhos e netos. Seria mais uma narrativa romântica e saudosista, não fora o fato de o autor escrever como se fosse sua esposa a narradora. Adotamos a perspectiva da Análise do Discurso da linha francesa, especificamente o conceito de ethos de Dominique Maingueneau, para analisar a estratégia composicional/argumentativa do escritor e o jogo que se estabelece entre enunciador, co-enunciador e enunciatário na cenografia discursiva. O objetivo foi identificar como se dá o processo de construção do ethos discursivo do escritor ao fingir ser sua companheira e assumir o ponto de vista, que imagina ser dela, sobre a história e a relação do casal.</p> 2023-10-13T12:06:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645 O gênero redação do ENEM 2023-10-20T09:12:36-03:00 Ananias Agostinho da Silva ananias.silva@ufersa.edu.br Francisco Mailson de Lima Cavalcante ma_lima23@outlook.com <p>O gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos.</p> 2023-10-13T12:10:53-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3646 Representações docentes no período clássico grego sob a ótica do historiador Mario Alighiero Manacorda 2023-10-20T09:12:39-03:00 Neilton Falcão de Melo neilton_melo@hotmail.com Marcia Regina Curado Pereira Mariano ma.rcpmariano@academico.ufs.br <p>Este artigo tem como objetivo fazer uma análise de parte da obra <em>História da educação: da antiguidade aos nossos dias</em>, a fim de depreender que representações docentes são construídas pelo autor da obra no período clássico grego e como são construídas. Para isso, utilizamos os estudos de Jodelet (2001) sobre representação social, Amossy (2018b) e Amossy e Pierrot (2022) sobre estereótipos. A análise tem enfoque metodológico qualitativo, que por natureza tem um viés interpretativista. Para analisar a materialidade discursiva, partimos de Maingueneau (2020), que defende levar em consideração qualquer marca no discurso que possa indicar traços para a construção dessas representações. Os resultados apontam que, na visão do historiador Mario Alighiero Manacorda, o professor no período clássico grego possui uma imagem não muito valorizada socialmente, de um modo geral, tanto pelos baixos salários quanto pela falta de reconhecimento e respeito por sua profissão.</p> 2023-10-13T12:12:49-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3660 Uma análise de implícitos como estratégia discursivo-argumentativa sob a perspectiva da Teoria Semiolinguística do Discurso 2023-10-20T09:12:46-03:00 Lúcia Helena Martins Gôuvea lucia.helena@letras.ufrj.br Maria Cristina Vieira Bastos mariacristinabastos@letras.ufrj.br Isabelle Lins Taranto Barbosa linsbarbosa103@gmail.com <p class="EIDA-caputRESUMO">Neste artigo, discutimos as estratégias discursivo-argumentativas empregadas pelo sujeito falante para transpor em linguagem a sua representação do real, captando, assim, a atenção de seu interlocutor e, com isso, influenciando-o mais facilmente. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Semiolinguística do Discurso (TSD), de Patrick Charaudeau (2007, 2008, 2013), propomos uma análise dos implícitos a partir de duas estratégias que fundamentam a estrutura do real: a ironia e o argumento do excesso. Para isso, selecionamos duas tirinhas de <em>Mafalda</em> e uma crônica de Luís Fernando Verissimo, de modo a observar (i) a presença ou a ausência de cada uma dessas estratégias e (ii) o quanto cada uma contribui para a construção dos graus de implicitude e explicitude no discurso e dos efeitos de sentido produzidos no texto.</p> 2023-10-13T12:34:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3703 A toga e o filho 2023-10-20T09:12:49-03:00 Barbara Tuanni Veloso da Silva barbara_tuanni@hotmail.com Helcira Maria Rodrigues de Lima helciralima@gmail.com <p>O propósito do artigo é realizar uma análise argumentativa da transcrição de áudios do juiz da comarca de Floriano, município no interior do Piauí, momento em que este justifica a concessão de liberdade provisória de seu filho, preso em flagrante por provocar um acidente e conduzir o veículo sob efeito de álcool. O material analisado foi disponibilizado e divulgado pelo programa <em>Fantástico</em> em abril de 2021. A análise será realizada fundamentando-se, em especial, na posição de Meyer (2013) sobre a construção do <em>éthos</em> e as distâncias que se estabelecem e são articuladas na interação retórica, sustentadas em determinados valores. Além do autor, outras vozes como as de Lima (2008, 2022) e Amossy (2016) serão retomadas, a fim de também consubstanciar a leitura e refletir sobre a forma como a construção da imagem do locutor aciona o paternalismo, em um embate entre projeção e efetivação do <em>ethos </em>no judiciário brasileiro.</p> 2023-10-13T12:35:56-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3711 A retórica populista de Bolsonaro em 2018 2023-10-20T09:12:52-03:00 Samuel André Alves Mateus samuelmateus@uma.pt Renan Mazzola mazzola.renan@gmail.com <p>Este trabalho objetiva analisar retoricamente um conjunto de enunciados proferidos em dois grandes debates televisionados da corrida presidencial brasileira de 2018, com vistas a descrever os elementos da retórica populista de Jair Bolsonaro. Fundamentamo-nos teoricamente em pesquisadores do populismo, da comunicação populista e da retórica e argumentação. Metodologicamente, foram analisadas 12 sequências de discurso extraídas de dois debates pré-eleitorais de 2018, agrupadas sob 4 eixos de análise. As análises desses dados demonstraram ocorrências de grande parte dos elementos pertencentes à retórica (neo-)populista do século XXI, como uma virulência verbal face ao adversário, a construção nefasta da imagem do oponente, a autoconsagração de Bolsonaro como força antissistema que liderará a mudança que o povo exige, a dicotomização do futuro entre duas opções que se excluem, e, por fim, a estereotipização como modelo discursivo dominante.</p> 2023-10-13T12:37:49-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3741 O terreno pantanoso da doxa 2023-10-20T09:12:59-03:00 Rodrigo Seixas rodrigoseixaspb@gmail.com <p class="EIDA-caputRESUMO">Este artigo tem por objetivo refletir sobre o heterogêneo e complexo conceito de doxa e problematizá-lo em sua apropriação pelos estudos discursivos. Em desacordo com uma crítica a respeito da não operacionalidade do conceito retórico no âmbito de uma Análise do Discurso, tento ler a doxa como crença e aparência, em uma leitura lógico-discursiva da argumentação. Tal proposta busca defender a existência, ancorado em teorias como as de Amossy (2020) e Angenot (2008), da possibilidade de uma análise argumentativa nos variados níveis do discurso, desde os aspectos mais imediatos, de ordem linguístico-enunciativa até os de ordem mais ampla, retórica e contextual.</p> 2023-10-13T12:40:08-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3917 Some key concepts of Critical Rhetoric 2023-10-20T09:12:18-03:00 Raymie McKerrow mckerrow@ohio.edu <p>This interview highlights the academic career of the Professor Emeritus Raymie McKerrow and some key concepts of Critical Rhetoric (CR) since its proposition until his most recent publications. The methodological steps of this interview were as follows: a first contact with the teacher to obtain his acceptance to carry out the interview and the constant emails exchange in order to elaborate questions and answers. In this dialogue, there was a chance to discuss the multidisciplinary outline of that rhetoric perspective and the importance of Foucault’s theory of power for the formulation of the concepts of critique of freedom or domination, and the dialectic of control. Furthermore, it is possible to understand the appropriation done by CR to generate changes in the social relationships built in society. Finally, it is pointed up the significance of the author’s work since he established the basis of a new rhetorical perspective.</p> 2023-10-13T14:33:11-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3918 Alguns conceitos-chave da Retórica Crítica 2023-10-20T09:12:24-03:00 Raymie McKerrow mckerrow@ohio.edu <p class="EIDA-caputRESUMO">Nesta entrevista, são destacadas a trajetória acadêmica do professor emérito Raymie McKerrow e alguns conceitos chaves na Retórica Crítica (RC), desde sua proposição até as publicações mais recentes. O percurso metodológico desta entrevista seguiu os seguintes passos: contato com o professor para obter a anuência em participar da entrevista e estabelecimento de trocas de correios eletrônicos a fim de articular perguntas e respostas. Nesse diálogo, houve a oportunidade de discutir o perfil multidisciplinar dessa vertente retórica e a importância da teoria de poder de Foucault para a formulação dos conceitos de crítica da dominação ou da liberdade e a dialética do controle. Também é possível compreender a apropriação realizada pela RC para gerar mudanças nas relações sociais constituídas em sociedade. Finalmente, ressalta-se a relevância do trabalho do autor, uma vez que ele estabeleceu as bases de uma nova perspectiva retórica nas ciências da linguagem e nos estudos da comunicação.</p> 2023-10-13T14:47:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3919 Algunos conceptos clave en retórica crítica 2023-10-20T09:12:33-03:00 Raymie McKerrow mckerrow@ohio.edu <p>En esta entrevista son destacadas la trayectoria académica del profesor emérito Raymie McKerrow y algunos conceptos claves en Retórica Crítica (RC). El recorrido metodológico de esta entrevista siguió los siguientes pasos: contacto con el profesor para obtener el consentimiento de participar de la entrevista e el establecimiento de intercambios de correos electrónicos con el fin de articular preguntas y respuestas. En ese diálogo, hubo la oportunidad de discutir el perfil multidisciplinar de esa vertiente retórica e la importancia de la teoría de poder de Foucault para la formulación de los conceptos de crítica de la dominación o de la libertad y la dialéctica del control. También es posible comprender a apropiación realizada por la RC para generar cambios en las relaciones sociales constituidas en sociedad. Finalmente, se resalta la relevancia del trabajo del autor, ya que él estableció las bases de una nueva perspectiva retórica.</p> 2023-10-13T14:52:36-03:00 ##submission.copyrightStatement##