https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/issue/feedRevista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2024-12-26T10:06:19-03:00Eduardo Lopes Pirisrevista.eidea@gmail.comOpen Journal Systems<div align="justify;"><em>EID&A</em> é um periódico pertencente à área das Ciências da Linguagem e, especificamente, ao campo de investigação da argumentação, que publica quadrimestralmente (abril, agosto e dezembro) artigos inéditos, entrevistas e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre discurso e argumentação. <em>EID&A</em> encaminha para dupla avaliação cega por pares os artigos inéditos e as resenhas críticas, enquanto seus editores são os responsáveis pela avaliação dos textos que serão publicados na seção "Entrevista". Os autores (até três por submissão) podem submeter seus trabalhos independentemente de sua titulação acadêmica.</div>https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4133Processos de referenciação meta na divulgação da ciência: abordagem argumentativa2024-12-26T10:06:19-03:00Renata Palumboprof.renata.palumbo@gmail.com<p>Neste trabalho, comparamos um roteiro escrito e sua retextualização em <em>podcast </em>de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma estudante de Linguagens em 2022. Nossa finalidade correspondeu à identificação de como ocorre a passagem de um a outro e à análise de como a referenciação meta colabora para a operacionalização do projeto argumentativo. Identificamos as modificações realizadas na versão final e buscamos classificar tipos de referenciação meta do ponto de vista da argumentação. Embasamo-nos em pesquisas sobre a referenciação (Jubran, 2009; Morato, 2012) e em estudos que se dedicaram à argumentação (Charaudeau, 2016b; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002[1958]). Nossas análises permitem afirmar que a referenciação meta cumpriu papel argumentativo por ter sido mobilizada para adequar o texto para um contexto interlocutivo que abarca públicos especialistas e não especialistas, de modo a criar condições para fazer entender, fazer crer e fazer participar.</p>2024-12-25T21:06:16-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4226A mobilização do pathos no Júri do Caso Kiss: uma análise das marcas textuais no discurso2024-12-25T21:33:40-03:00Gabrieli Dorigon Heroldgabrielidherold@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Investigar o </span><em><span style="font-weight: 400;">pathos</span></em><span style="font-weight: 400;">, um dos elementos que confere força persuasiva ao discurso, significa olhar para a inscrição da afetividade na linguagem. Desse modo, este estudo dedica-se a analisar a mobilização do </span><em><span style="font-weight: 400;">pathos </span></em><span style="font-weight: 400;">no depoimento de um dos réus do Caso Kiss a partir das marcas textuais apresentadas nos comentários da transmissão do julgamento, realizado em 2021. Para isso, buscamos respaldo teórico-metodológico nas discussões propostas pela Teoria da Argumentação no Discurso (Amossy, 2020) e pela Linguística Textual (Cavalcante</span><em><span style="font-weight: 400;"> et al</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2020), a fim de contemplar a dimensão discursiva e textual do discurso, considerando as marcas textuais em funcionamento com os elementos dóxicos e estereotípicos. Como resultados, foi possível perceber as possíveis reações patêmicas de injustiça, indignação, pena, compaixão e tristeza, direcionados à imagem do réu enquanto inocente; de indignação e constrangimento relacionado aos partícipes do Júri, principalmente à Promotoria; e de indignação, repugnância e raiva à imagem do réu enquanto culpado. </span></p>2024-12-25T21:08:20-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4248Discursos e contradiscursos em torno da prática do abortamento no Brasil: uma proposta de ampliação e aplicação do modelo de Padilla, Douglas e López2024-12-25T21:33:47-03:00Elionai Mendes da Silvanaybaianamendes@gmail.comAna Débora Cruz Aboboreiraadcaboboreira.let@uesc.brMariana Santos Reismsreis.let@uesc.br<p>Este estudo busca analisar a produção e constituição de discursos e de contradiscursos em torno do assunto <em>aborto</em>, a partir de recortes do documentário <em>Legalização do aborto, </em>exibido pelo canal GNT. Consideramos aportes de distintas teorias da argumentação, integrados ao modelo de Padilla, Douglas e López (2011), o qual reúne aspectos pertinentes à análise de textos argumentativos em três níveis: pragmático, global e local. Metodologicamente, pretende-se identificar os elementos que constituem cada nível de análise, observando o contexto de produção discursiva, as categorias estruturais e as estratégias discursivas da argumentação, a fim de depreender a contraposição discursiva. A proposta é ampliar o escopo analítico do modelo das autoras citadas, estendendo-o à análise de textos multissemióticos, em diálogo com a perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 2008; Grácio, 2016), para, com isso, vislumbrar novas possibilidades de análise.</p>2024-12-25T21:09:47-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4254Clube de argumentação no IFRN Câmpus Ipanguaçu2024-12-25T21:33:55-03:00Wíliton José de Araújo Martinswilitonjoseam@gmail.comElis Betânia Guedes da Costaelis.betania@escolar.ifrn.edu.br<p>O presente trabalho relata uma experiência no âmbito do projeto de extensão <em>Argumentação e cidadandia</em> do IFRN <em>Campus</em> Ipanguaçu ao longo de 2023. Tal projeto objetivou aproximar estudantes do universo da argumentação, engajando-os em atividades de leitura e produção de textos. Para isso, buscou-se respaldo teórico em autores como Charaudeau (2020), Emediato (2004), Fiorin (2016) e Koch (2011), os quais apresentam direcionamentos acerca da argumentação e de suas formas de expressão. As atividades foram organizadas em três fases bem demarcadas: <em>formação teórica; prática de leitura e produção textual; </em>e<em> intervenção externa</em>. De forma geral, ao longo da extensão, o grupo mostrou-se assíduo, participativo e competente na elaboração e recepção de textos.</p>2024-12-25T21:11:11-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4294O ethos heteroatribuído a Suzane Von Richthofen nas capas das revistas Época (2002) e IstoÉ Gente (2002)2024-12-25T21:34:00-03:00Ana Rafaela Oliveira e Silvadannarafaela2005@gmail.com<p>Este trabalho objetiva apresentar a subcategoria do <em>ethos</em> discursivo atribuído, recentemente lançada no campo da Análise do Discurso francesa por Possenti (2020). Analisam-se duas capas de revista, Época (2002) e IstoÉ Gente (2002), a fim de verificar a construção de <em>mulher criminosa</em> de Suzane Von Richthofen, assassina confessa de Manfred e Marísia Von Richthofen. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-interpretativista de caráter qualitativo, inserida na área da Linguística Aplica (LA), na qual tem lugar, entre outras articulações, a produção de imagens do sujeito no e pelo discurso. Alicerçam bibliograficamente a pesquisa: Heine (2012); Maingueneau (2008; 2015; 2018); Possenti (2020). A partir dos resultados, conclui-se que o sujeito <em>mulher criminosa</em> Suzane Von Richthofen foi construído por um discurso em 3ª pessoa com vistas a enfatizar seu lado parricida, promovendo espetáculo midiático, evidência, apagamento.</p>2024-12-25T21:12:48-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4300Ser professor-autor: imaginário em funcionamento em um curso de formação continuada de professores2024-12-25T21:34:05-03:00Alâna Capitanioalana@unochapeco.edu.brAngela Derlise Stübeangelastube@uffs.edu.brMary Neiva Surdi da Luzneivadaluz@uffs.edu.br<p class="EIDA-caputRESUMO">Neste artigo analisamos que imaginário de professor-autor circula em um texto de referência de um curso de formação continuada de professores para o Ensino Médio, conforme a perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso Franco-brasileira, mobilizando as noções de autor, autoria e imaginário. O corpus da pesquisa se constitui pelo texto de referência do curso de formação continuada, Núcleo de autoria e criação docentes, a partir do recorte da marca linguístico-discursiva “professor-autor”. Compreendemos que o imaginário de professor-autor que emerge do corpus é de um professor-autor prático, fazedor de aulas, gestor de situações de aprendizagem que ampliam e otimizam tempos e resultados. Esses sentidos vinculam-se à formação discursiva mercadológica inserida em uma formação ideológica neoliberal que visa à produtividade e à supervalorização da prática em detrimento da práxis, silenciando outros modos de constituição do professor como autor.</p>2024-12-25T21:17:10-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4324As trágicas razões das emoções mobilizadas por Heinrich Himmler em discurso endereçado aos generais da SS em 18 de fevereiro de 19372024-12-25T21:34:13-03:00Fábio Ávila Arcanjofabioarcanjo1981@hotmail.com<p>Este artigo objetiva examinar o discurso proferido por Heinrich Himmler, no dia 18 de fevereiro de 1937, endereçado à alta cúpula militar do Partido nazista. A fala do líder da SS funciona como uma diretriz (interdição das relações sexuais entre homens) a ser seguida pelos membros do partido e que começa a ser instaurada, junto à população civil, com a ascensão de Hitler ao <em>Reichstag</em>. Nosso objetivo é discutir a intrínseca relação existente entre razões e emoções, assentados em trabalhos desenvolvidos por Plantin (2010; 2011) e Ansart (2019). Ademais, faremos uma breve discussão a respeito das condições dos homossexuais alemães em duas temporalidades: durante a República de Weimar e após a ascensão de Hitler. Nosso principal modelo analítico é o da tópica da emoção, de Christian Plantin, que será mobilizada na análise de alguns fragmentos marcantes, nos quais se destacam a homofobia do orador e a exaltação do orgulho nazista.</p>2024-12-25T21:18:28-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4345Ensinar a argumentar na sociedade contemporânea: possibilidades e desafios teórico-práticos2024-12-25T21:34:17-03:00Isabel Cristina Michelan Azevedoicmazevedo@hotmail.comAlexandre Roberto Prudente Silva Santosalexandreroberto31@gmail.com<p class="EIDA-caputRESUMO">Como o ensino e a aprendizagem de argumentação pode oferecer contribuições para a formação de sujeitos críticos na tomada da palavra em esfera pública e promove ações democráticas, este artigo parte de uma revisão de literatura para identificar as perspectivas que podem ser privilegiadas por ações escolares que objetivem promover práticas argumentativas integradoras em aulas de língua portuguesa. Os resultados obtidos indicam que antes da organização dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, no Brasil, a perspectiva lógica era mais recorrente. Contudo, com a divulgação desses documentos orientadores, observou-se que as perspectivas retórica, sociointeracional e semiolinguística passam a se destacar significativamente, o que subsidia a proposta didático-pedagógica descrita ilustrativamente. A investigação concluída indica que a ênfase na multidimensionalidade argumentativa colabora com uma formação discente plural e favorável à participação social.</p>2024-12-25T21:27:40-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4461A mentalidade conspirativa como dispositivo cognitivo na construção discursiva do retorno de Perón (1973)2024-12-25T21:34:25-03:00Facundo Exequiel Romerofacundoeromero@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma análise retórico-discursiva da mentalidade conspirativa como dispositivo cognitivo na construção discursiva do retorno de Perón em 1973 como acontecimento na imprensa comercial, na imprensa política e nos serviços de inteligência. A análise investiga diferentes campos do discurso social a fim de identificar regularidades da hegemonia discursiva. Como resultado, constatou-se uma forma de raciocínio conspirativa que atravessa diferentes materialidades discursivas. Este dispositivo cognitivo parece relacionado a operações linguísticas: a modalidade de enunciação interrogativa, o uso de conectores adversativos em relação às evidências, a fotografia como índice, as fontes textuais não oficiais passivas, a amálgama e a desmistificação como técnica polêmica. O trabalho contribui para o conhecimento sobre a construção do retorno de Perón como acontecimento e para as conceituações da mentalidade conspirativa em relação às operações enunciativas e argumentativas.</p>2024-12-25T21:30:29-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/4465Estamos vendendo ideias: configurações argumentativas em textos da revista Pif-Paf2024-12-25T21:34:32-03:00Helena Miyazaki Fonsecahelenayfonseca@gmail.comVanda Maria da Silva Eliasvanda.elias@gmail.com<p class="EIDA-caputRESUMO">Este trabalho se propõe a analisar, na revista Pif-Paf, criada em pleno regime militar no Brasil, como gêneros textuais com as configurações que são construídas e reconhecidas sócio historicamente funcionam argumentativamente, considerando que o princípio da argumentatividade é constitutivo de todo e qualquer texto. A análise está fundamentada em estudos da argumentação, com foco na noção de dimensão argumentativa proposta por Amossy (2008, 2018); e em estudos da argumentação realizados na Linguística Textual, especialmente por Cavalcante et al (2020, 2022). Resultados indicam que a escolha de gêneros textuais como configurados em razão de aspectos contextuais é uma relevante estratégia utilizada por autores da revista, a fim de expor posicionamentos em meio à censura e repressão da época.</p>2024-12-25T21:32:02-03:00##submission.copyrightStatement##