ISSN - 2237-6984 

Foco e Escopo

A EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – é um periódico quadrimestral que publica artigos inéditos, traduções ao português e ao espanhol de artigos já publicados, entrevistas e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre discurso e argumentação, com o objetivo de divulgar a discussão sobre a natureza, a problemática e as perspectivas de diálogo entre esses dois objetos de estudo, de modo a promover a discussão teórica e a análise de práticas argumentativas na sociedade. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A EID&A recebe artigos inéditos e resenhas críticas para avaliação por pares às cegas, conforme cronograma anual de chamadas para publicação. 

Os autores devem submeter seus trabalhos à Comissão Editorial de acordo com as normas para publicação. Para tanto, os trabalhos não devem estar sendo avaliados por outro(s) periódico(s).

A EID&A aceita somente trabalhos cuja autoria seja de, pelo menos, um(a) doutor(a), com o limite máximo de três autores.

Não serão encaminhados à avaliação pelos pares os trabalhos fora das normas de publicação ou do foco e escopo editorial da revista, bem como aqueles que se limitem à mera confirmação de teorias amplamente conhecidas na área e/ou à simples aplicação de análise de textos.

Os editores da EID&A são os responsáveis pela avaliação dos textos que serão publicados nas seções "Traduções" e "Entrevistas".

Os trabalhos que se encaixam no escopo editorial serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial, externos à instituição, podendo receber uma das seguintes menções:

  • Aceito: o trabalho que, além de dar contribuição teórica e/ou analítica para a área, apresenta de forma clara e objetiva os dados e fontes da pesquisa, discute os conceitos teóricos com profundidade e os aplica coerentemente na análise.
  • Aceito com correções obrigatórias: o trabalho que traz contribuição teórica e/ou analítica para a área, mas que apresenta leve ou moderada imprecisão na exposição dos dados e fontes, que comete leve ou moderado deslize na discussão dos conceitos e que apresenta alguma incongruência na interpretação dos dados durante a análise, o que demandaria do autor revisão de alguns pontos de seu trabalho.
  • Rejeitado: o trabalho que não apresenta coerência teórica e, quando for o caso, metodológica e analítica, o que exigiria do autor refacção do trabalho como um todo, bem como o trabalho sem profundidade teórica e/ou analítica ou que ignora discussões já superadas na área.

Os trabalhos aceitos com correções obrigatórias estarão aprovados apenas em primeira instância, pois os mesmos ainda serão ajustados por seus autores - de acordo com as solicitações dos pareceristas - e reavaliados pelos editores da revista. 

Assegurando avaliação por pares cega

A EID&A recebe artigos inéditos e resenhas críticas para avaliação por pares cega, conforme cronograma anual de chamadas para publicação em Notícias. 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do manuscrito etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de isenção de taxas para autores

Seguindo a política de acesso livre e gratuito, autores também estão isentos do pagamento de qualquer tipo de taxa tanto para submissão quanto para publicação de seus trabalhos.

Política de combate ao plágio

A EID&A defende os princípios de ética e boa conduta na pesquisa. Assim, nos casos de fabricação, falsificação, plágio e autoplágio, tomará as medidas recomendadas pela Academia Brasileira de Ciências, em seu Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis, e pela CAPES em suas Orientações para o combate ao plágio. 

Política linguística

A EID&A publica artigos e resenhas em português, espanhol, francês e inglês.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

A Revista EID&A usa o DOI como identificador digital de objetos.

Qualis Periódicos

Desde 2016, a revista enquadra-se no estrato B2

Indexadores

Latindex

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Sumários.Org

Diadorim

Google Acadêmico

WorldCat

EZ3- Elektronische Zeitschriftenbibliothek

MLA - Modern Language Association