O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O trabalho não apresenta trechos já publicados em outros periódicos ou em livros, porque a republicação de resultados sem a devida referência à publicação original configura autoplágio.
  • No arquivo com o corpo do manuscrito, são omitidas todas as referências aos autores ou dados que permitam a revelação de sua identidade (códigos de projetos, nomes de pesquisas específicas, etc.).
  • O manuscrito submetido está em arquivo "doc".
  • Foram informadas URLs para as referências e as fontes utilizadas para análise de corpus.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O código ORCID foi inserido no cadastro das/dos autoras/es. Cadastrar-se no ORCID: https://orcid.org/signin

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

A EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – recebe artigos inéditos e resenhas críticas sobre os estudos da interface entre discurso e argumentação. Pesquisadores de qualquer área do conhecimento podem submeter textos em português, espanhol, francês e inglês, os quais serão submetidos à dupla avaliação cega. Os autores podem submeter seus trabalhos independentemente de sua titulação acadêmica. A revista avalia artigos assinados por até três autores.

Condições para submissão e formatação dos originais

  • Os trabalhos devem ser submetidos via sistema OJS: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea.
  • Para submissão, é preciso efetuar cadastro, assinalando as opções “leitor” e “autor”.
  • Não são aceitos trabalhos com mais de 3 autores. 
  • O nome do(s) autor(es) e instituição devem ser omitidos do arquivo submetido, pois essas informações (metadados) devem ser inseridas no sistema da revista durante a submissão, inclusive o código ORCID de todos os autores. Caso não tenha registro no ORCID, o cadastro pode ser feito em: http://orcid.org/register. O link deve ser cadastrado nos metadados sem a letra "s" do https.
  • Autor que publicou na revista deve observar o intervalo de 2 números para nova submissão.

Uma versão "doc" ou "docx" do trabalho digitado em qualquer processador de texto (Word, WordPerfect, OpenOffice etc.) deve ser carregada no sistema.

Os artigos devem ter entre 6.000 e 10.000 palavras, incluindo tudo: resumo, resumen, abstract, referências e anexos.

Artigos com menos de 6.000 e mais de 10.000 palavras serão sumariamente rejeitados.

As resenhas devem ter entre 3.000 e 5.000 palavras e apresentar obras de recente publicação, não superior a três anos, referentes ao escopo da revista.

O manuscrito deve ser apresentado em folha de tamanho A4 (21,0 x 29,7 cm), com margens de 2,0 cm (superior e inferior) e 3,0 cm (esquerda e direita).

Deve-se informar a referência e/ou as URLs de todas as fontes utilizadas para análise de corpus, logo abaixo de figuras e/ou quadros.

Título e subtítulos de seção, texto e referências devem ser escritos em fonte Calibri 12 pontos, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

Resumo, palavras-chave, citações diretas longas, notas de rodapé, exemplos, tabelas, gráficos e imagens devem ser escritos em fonte Calibri 10 pontos, com espaçamento entre linhas de 1,0 cm.

O alinhamento da página deve ser justificado e sem recuo especial na primeira linha (sem parágrafo).

O texto deve apresentar, nesta ordem, o título e subtítulo em português ou no idioma do artigo (com no máximo duas linhas de extensão), o resumo (entre 100 e 150 palavras), 4 palavras-chave separadas por ponto final; depois, duas linhas abaixo, apresentar título e subtítulo, resumo e palavras-chave em espanhol e, depois, em inglês.

Tanto a Introdução quanto as Considerações finais são apresentadas sem numeração de seção, com negrito e apenas a letra inicial maiúscula. As demais seções seguem o mesmo formato, porém com numeração, sem ponto.

Exemplos, transcrições e tabelas de dados do corpus não devem ser apresentados em imagem, mas em texto. 

Tabelas e figuras devem estar incluídas no texto, não em anexo. E não devem ultrapassar as dimensões 10 x 17 cm na orientação "retrato", para que os dados se mantenham legíveis.

Como indicar as referências 

--> Livro, com um autor, edição e tradução:

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. Tradução: R. Guarany. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

--> Livro, com dois autores:

PERELMAN, Ch.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução: M. E. Galvão. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

--> Capítulo de livro, com organizador; números das páginas / Book chapter, with editor; page numbers:

PLANTIN, Ch. As razões das emoções. [1998]. Tradução: E. Mendes. In: MENDES, E.; MACHADO, I. L. (orgs.). As emoções no discurso. v. 1. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80.

--> Tese:

GRÁCIO, R. A. Para uma teoria geral da argumentação: questões teóricas e aplicações didácticas. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2010.

--> Artigo 

VITALE, M. A. Memória retórico-argumentativo: encontro entre Perelman e Pêcheux. Tradução: J. S. Facundo e E. L. Piris. Revista Linha D'Água, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 156-172, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/120000. Acesso em: 15 ago. 2023.

--> Anais de eventos 

ISOLA-LANZONI, G. Articulação multimodal na construção da argumentação: produções vidiáticas de youtubers. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO (SEDiAr), 4, 2018, Buenos Aires, Anais [...]. Ilhéus: Editus, 2018. p. 358-369. Disponível em: http://sediar.com/pdf/ActasIVSEDiAr.pdf.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

 

Nas referências, nunca usar linha (______) para repetir autoria. Deve-se digitar novamente o nome do autor.

Nas referências, indicar o nome dos tradutores, caso seja uma obra traduzida.

No corpo do texto, para referenciar autoria, deve-se seguir a ABNT 2023. Por exemplo:

Os argumentos são amplamente herdados e o trabalho do locutor é falá-los, ampliá-los (Plantin, 2008, p. 82).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.