Reflexões acerca da proposta de ensino de argumentação de um livro didático de português aprovado pelo PNLD/2017

  • Mayana Matildes da Silva Souza Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Eduardo Lopes Piris Universidade Estadual de Santa Cruz

Abstract

Considerando o impacto do livro didático sobre as práticas pedagógicas e os esforços de professores e pesquisadores para o aprimoramento do ensino de argumentação na escola, este artigo visa discutir a concepção de ensino de argumentação presente num livro didático de língua portuguesa aprovado pelo PNLD/2017. Para isso, analisamos as atividades sobre os chamados gêneros argumentativos propostas pela coleção didática “Para viver juntos: português”. Assumimos a perspectiva da argumentação retórica postulada por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014 [1958]), bem como a proposta de ensino baseada em gêneros textuais formulada por Dolz e Schneuwly (2004). Nossos resultados apontam que as atividades do livro didático, embora apoiadas nos gêneros textuais do argumentar, não favorecem o desenvolvimento da leitura argumentativa (GRÁCIO, 2013b) nem das capacidades argumentativas (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004; AZEVEDO, 2013, 2016a, 2016b).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mayana Matildes da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS da Universidade Estadual de Santa Cruz e bolsista CAPES.

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente do Mestrado Profissional em Letras e do Mestrado em Letras – Linguagens e Representações, ambos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Published
2018-07-15
How to Cite
Souza, M., & Piris, E. (2018). Reflexões acerca da proposta de ensino de argumentação de um livro didático de português aprovado pelo PNLD/2017. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 15(1), 175-195. https://doi.org/10.17648/eidea-15-1932
Section
Artigos