A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
Resumo
Este artigo trata da dimensão subjetiva da argumentação e do discurso, focalizando as noções de ethos e de pathos. Apresenta os pressupostos teóricos que fundamentam a abordagem integrada entre discurso e argumentação, recorrendo aos trabalhos de Plantin (1996), Amossy (2007) e Maingueneau (2011). Explana sobre a integração do ethos e do pathos retóricos aos quadros teóricos dos estudos discursivos, apoiando-se em Maingueneau (1997, 2005) e Charaudeau (2007, 2010). Mostra que ethos e pathos são noções indissociáveis tanto na retórica clássica, quanto nas modernas perspectivas dos estudos discursivos e argumentativos. Discute a ligação do ethos e do pathos ao sujeito do discurso, ressaltando que essas noções são centrais para a abordagem integrada do discurso e da argumentação. Por fim, conclui que o modo de sentir (pathos) contribui para a construção dos modos de dizer e de ser (ethos), assim como a confiança no orador é um fator de persuasão produzido pela construção de estereótipos culturais axiologicamente valorizados por um determinado grupo social.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).