EDITORIAL
Resumo
Prezado(a) Leitor(a),
Apresentamos o número 27, do volume 23, da Revista Jurídica Diké, vinculada ao Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC – eISSN 2595-1742, que tem o título Inteligência Artificial e a Transformação do Sistema Jurídico: Governança Global, Desenvolvimento Sustentável e Proteção de Direitos Fundamentais e contempla os autores de diversas partes do Brasil apresentando os resultados dos estudos e pesquisa.
Essa publicação contempla dez trabalhos com os seguintes títulos: 1. Explicabilidade e contraditório algorítmico nas decisões automatizadas no setor público: as decisões em processos apoiados em algoritmos e o problema da redução da realidade a dados; 2. Reflexões do Direito Administrativo e da Teoria do Ciclo de Políticas Públicas aplicadas às operações de inteligência da Abin; 3. Conduta Típica e Inteligência Artificial: o desvalor objetivo da conduta nas lesões intermediadas pela IA; 4 Discriminação algorítmica e sua implicação nos direitos da personalidade e nos direitos humanos na era da inteligência artificial; 5. Um futuro memorável para a loucura: a construção e implantação de uma política criminal antimanicomial no Brasil; 6. Câmeras Corporais nas Polícias Ostensivas: consagração da concepção de Segurança Cidadã; 7. Desigualdade social e crimes ambientais: análise sob a perspectiva ecomarxista; 8. O Direito ao esquecimento e a sociedade da informação: uma análise jurídica e social pautada no recurso extraordinário (RE) 1.010.606/RJ; 9. A Liberdade de expressão sob a perspectiva social: análise a luz da obra de Amartya Sen; 10. A Democracia militante na pauta do Supremo Tribunal Federal
A revista mantém sua periodicidade, sua sintonia com os temas jurídicos relevantes do seu tempo, mantendo a confiança de articulistas de diversas regiões do país, das mais variadas especialidades, honrando a sua estratificação na CAPES pela qualidade da produção intelectual como QUALIS A4.
O Ano de 2024 foi de conquistas e realizações importantes, de encerramento de ciclos e abertura de outros bem alvissareiros. Externarmos a nossa penhorada gratidão a todos os nossos articulistas, aos pareceristas, à direção e servidores da Editus, docentes e servidores do Departamento e do Colegiado de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, pois deram o melhor de si para contribuir com esta edição.
Desejamos uma excelente leitura e um Ano 2025 repleto de saúde, paz, alegrias e realizações.
Ilhéus, 31 de dezembro de 2024
Prof. Dr. Clodoaldo Silva da Anunciação – Editor
Profa. Dra. Geovânia Silva de Sousa - Editora Convidada.
Downloads
Copyright (c) 2024 Clodoaldo Silva da Anunciação, Geovânia Silva de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram que este artigo é original, de autoria própria, que nunca foi foi publicado em qualquer outro veículo, em português ou outro idioma, no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da Internet, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está em avaliação em outro veículo ou casa editorial.
Declaram, ainda, que este artigo não contém violação a direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro, tampouco possui material de natureza ilegal e exoneram a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS em face de quaisquer reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
Autorizam a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS a proceder a modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação e informam que leram e estão cientes destes termos e das diretrizes para os autores.