A CONSTRUÇÃO DO ÓDIO PELA MÍDIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENCARCERAMENTO EM MASSA

Palavras-chave: Direitos Humanos, Encarceramento em massa, Meios de comunicação, Segregação social, Sistema punitivo

Resumo

O artigo adiante desenvolvido se inicia com a análise do papel da mídia, atualmente, quando permite a disseminação de informações ausentes de filtros e que é responsável massivamente na formação de opinião. A partir da estigmatização e do etiquetamento de classes sociais vulnerabilizadas propiciada pela criminologia midiática, passa-se à análise da (in)efetividade do sistema punitivo brasileiro, quando se presta a atender aos apelos sociais e ignorar meios alternativos para a redução da prática delitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luma Teodoro da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Advogada. Mestranda em Ciência Jurídica pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista pela CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa INTERVEPES e IEER (UENP). Especialista em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, pela PROJURIS. Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. E-mail: lumats01@hotmail.com. Orcid ID: 0000-0002-8242-7897.

Alexandra Clara Botareli Saladini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Servidora pública no Município de Telêmaco Borba (PR). Mestranda em Ciência Jurídica pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. Especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2020). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. E-mail: alexandrabotareli@gmail.com. Orcid ID: 0009-0001-6859-0380.

Samia Saad Gallotti Bonavides, Universidade Estadual do Paraná (UENP)

Procuradora de Justiça, Coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição do MPPR, Subprocuradora Geral para Assuntos de Planejamento Institucional do MPPR. Docente no curso de Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre e doutora em Ciência Jurídica pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná (UENP). Graduada em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (1978). E-mail: samia@uenp.edu.br. Orcid ID: 0000-0002-9413-1391.

Publicado
2023-12-28