CONSTRUÇÕES DE GÊNERO DAS MULHERES/MÃES NEGRAS NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA ADOLESCENTES E JOVENS
Resumo
O projeto objetiva investigar construções de gênero de mulheres que, vivendo em contextos de violência contra a juventude negra, praticada pela Policia Militar, foram vitimadas pelas perdas de seus filhos. Tomando como sujeitos mulheres/mães moradoras das periferias, lugares sob constante intervenção do Estado, através da Policia Militar, o projeto propõe examinar as experiências dessas mulheres considerando as representações sociais forjadas no racismo, sexismo e marginalização. A Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de crimes praticados pela polícia militar contra jovens negros. Ancorada no aporte construído pelas teóricas feministas, a pesquisa toma gênero como categoria, princípio organizador das relações sociais, buscando as suas articulações com os fatores como raça, classe, sexo e etc. A violência contra a juventude forjada nas representações sociais se configura em opressão contra mulheres. Neste estudo tomo interseccionalidadecomo categoria de análise e proponho examinar como relações de poder se configuram no interior do Estado penal.
Downloads
Os autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram que este artigo é original, de autoria própria, que nunca foi foi publicado em qualquer outro veículo, em português ou outro idioma, no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da Internet, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está em avaliação em outro veículo ou casa editorial.
Declaram, ainda, que este artigo não contém violação a direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro, tampouco possui material de natureza ilegal e exoneram a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS em face de quaisquer reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
Autorizam a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS a proceder a modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação e informam que leram e estão cientes destes termos e das diretrizes para os autores.