OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NA ERA TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Ensino jurídico, Direito e tecnologia, Formação discente

Resumo

O presente artigo adota como eixo temático a discussão sobre o ensino jurídico e sua adequação frente ao novo cenário tecnológico atual. Diante de um contexto de mudanças não apenas tecnológicas, mas de transformações complexas na sociedade como um todo, faz-se necessário também uma mudança no Direito e no processo de formação de seus bacharéis para permitir-lhes atuar nessa nova conjuntura. Assim, surge a demanda por um novo perfil de profissionais do Direito, que necessitam não apenas de novos conhecimentos, mas também desenvolver novas habilidades e competências práticas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo compreender o novo cenário em que o ensino jurídico atual está inserido, seus desafios e oportunidades, bem como as perspectivas sobre o futuro dos cursos jurídicos. Para tanto, foi apresentado um panorama geral do histórico do ensino jurídico no país e seus marcos normativos, bem como foi analisado o contexto atual de transformações tecnológicas e de novas tecnologias no direito. O propósito do trabalho foi trazer à tona tais discussões e reflexões que, diante do cenário contemporâneo em que vivemos, são cada vez mais relevantes e inadiáveis para o ensino jurídico. Por isso mesmo, o ensino jurídico precisa proporcionar a adequada formação dos profissionais do Direito do amanhã.

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Biografia do Autor

Maria Flávia Freitas Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2023). 

Cláudia Albagli Nogueira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2015). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2017). Professora adjunta na Universidade Federal da Bahia e Professora da Faculdade Baiana de Direito. 

Publicado
2023-12-28