O LITÍGIO ENTRE IRMÃOS COMO CAUSA DE MOROSIDADE DOS PROCESSOS DE INVENTÁRIO JUDICIAL:

A EXPERIÊNCIA NAS VARAS DE SUCESSÕES DE ITABUNA E ILHÉUS- BAHIA

  • Fernanda Viana Lima Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0009-0001-1421-8663
  • Elaine Pedreira Rabinovich UCSAL - Universidade Católica do Salvador
Palavras-chave: Inventário judicial, Litígio entre irmãos., Morosidade do Judiciário

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto quantificar os processos que tramitam nas Varas de Sucessões de Itabuna e Ilhéus, que possuem litígio entre irmãos, e em quantos deles o atraso no andamento processual se deu por causa desses litígios. O problema de pesquisa consistiu em localizar, no âmbito dos processos eletrônicos que tramitam pelo sistema eSaj das Varas Especializadas em Família, Sucessões, Órfãos e Interditos das comarcas de Itabuna (BA) e Ilhéus (BA) do Tribunal de Justiça da Bahia, as ações que versem sobre Inventário e que estejam com dificuldade no desfecho processual por conta de litígio entre irmãos. A metodologia utilizada foi a análise de documentos primários, quais sejam os processos que tramitam no ambiente virtual do Tribunal de Justiça da Bahia através do sistema eSaj, análise jurisprudencial e revisão bibliográfica. Os resultados foram analisados a partir das peculiaridades processuais nas distintas Varas de Família, Sucessões, Órfãos e Interditos das comarcas de Itabuna (BA) e Ilhéus (BA), constatando-se que o litígio entre irmãos não é a principal causa da morosidade na tramitação dos inventários judiciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Viana Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Advogada. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAL, com Doutorado sanduiche na EHESS – Ecole des Hautess Etudes em Sciences Sociales em Paris – França. Mestre em Direito Privado pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.

Elaine Pedreira Rabinovich, UCSAL - Universidade Católica do Salvador

Psicóloga Clínica. Pós-Doutora em Psicologia e História pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia Social (USP). Docente adjunta da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (FABeP-UCSal). Membro do IAE-USP.

Publicado
2023-12-28