POBREZA MULTIDIMENSIONAL, MOBILIDADE HUMANA E OS DESAFIOS PARA O DIREITO E PARA A DIGNIDADE HUMANA EM UM MUNDO GLOBALIZADO

  • Luís Renato Vedovato
  • Geovânia Silva de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Pobreza multisimensional

Resumo

A globalização pode ser analisada do ponto de vista do movimento, posto que a mobilidade galgou o mais alto nível dentre os valores cobiçados pelo homem e a liberdade de movimentos, escassa e desigualmente distribuída, torna-se um dos principais fatores estratificadores das sociedades nos tempos pós-modernos (BAUMAN, 1999). Dessa maneira, tem-se em evidência a desigualdade econômica e social que impera no mundo e que perpetua a relação umbilical entre globalizados e localizados, entre agentes globais e de culturas híbrida e de pessoas territorializadas na miséria. Nesse sentido, o trabalho busca analisar os efeitos da globalização na liberdade de movimento humano, na perpetuação da desigualdade econômica bem como evidenciar os desafios para o direito por meio da análise bibliográfica e documental. Destarte, as forças econômicas ditam o ritmo do “mundo da vida” e interferem no descolamento de milhares de pessoas pela perda de seus habitats em razão, dentre outros fatores, da pobreza e das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovânia Silva de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Pós-doutora em Economia Regional e Políticas Publicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduanda em direito pela UNIFTC.

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Pedagogia pela PUC-Campinas (2004), mestrado em Educação pela PUC-Campinas (2007), graduação em Direito pela PUC-Campinas (2009), doutorado em Educação pela UNICAMP (2012) é Livre Docente pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - LaPPlanE da Faculdade de Educação. Atualmente é Coordenadora do Programa de Formação Interdisciplinar Superior ProFIS/Unicamp. Possui projetos em parceria com as Universidades de Cardiff (Reino Unido), Siegen (Alemanha) e Temuco (Chile).

Publicado
2023-04-30