O Facebook como proposta metodológica interdisciplinar: diálogo entre o ensino de língua portuguesa como língua materna e o ensino de língua estrangeira moderna
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre o uso de redes socais em ambientes digitais como proposta metodológica para as aulas de Língua Portuguesa como língua materna e de Língua Estrangeira Moderna. O artigo está dividido em dois momentos: o primeiro se refere à análise teórica subsidiada nos conceitos de letramento, letramento crítico e multiletramentos propostos por Soares (2010), Kleiman (2008), Tfouni (1995), Street (2014) e Rojo (2013). Tais concepções se mostram fundamentais para a compreensão do trabalho pedagógico voltado à prática social de leitura e escrita de variados gêneros textuais que permeiam o ambiente digital. Levando em conta a necessidade de um ensino direcionado à formação do cidadão atuante em seu meio social, o segundo momento pontua alguns estudos sobre o uso das tecnologias digitais como proposta metodológica de ensino a partir do multiculturalismo, bem como algumas considerações sobre o uso do Facebook no espaço escolar para a construção de um ensino interdisciplinar.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).