O Facebook como proposta metodológica interdisciplinar: diálogo entre o ensino de língua portuguesa como língua materna e o ensino de língua estrangeira moderna

  • Adriana Castro Xavier
  • Rodrigo Camargo Aragão

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre o uso de redes socais em ambientes digitais como proposta metodológica para as aulas de Língua Portuguesa como língua materna e de Língua Estrangeira Moderna. O artigo está dividido em dois momentos: o primeiro se refere à análise teórica subsidiada nos conceitos de letramento, letramento crítico e multiletramentos propostos por Soares (2010), Kleiman (2008), Tfouni (1995), Street (2014) e Rojo (2013). Tais concepções se mostram fundamentais para a compreensão do trabalho pedagógico voltado à prática social de leitura e escrita de variados gêneros textuais que permeiam o ambiente digital. Levando em conta a necessidade de um ensino direcionado à formação do cidadão atuante em seu meio social, o segundo momento pontua alguns estudos sobre o uso das tecnologias digitais como proposta metodológica de ensino a partir do multiculturalismo, bem como algumas considerações sobre o uso do Facebook no espaço escolar para a construção de um ensino interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Xavier, A., & Aragão, R. (2015). O Facebook como proposta metodológica interdisciplinar: diálogo entre o ensino de língua portuguesa como língua materna e o ensino de língua estrangeira moderna. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 3(1), 50-69. https://doi.org/10.36113/litterata.v3i1.809
Seção
Dossiê temático