Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura

  • Francisco Neto Pereira Pinto
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães

Resumo

Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Pinto, F., & Magalhães, H. (2015). Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 3(1), 36-49. https://doi.org/10.36113/litterata.v3i1.808
Seção
Dossiê temático