Chamada para Dossiê 2025: O Pensamento de Florestan Fernandes Permanece Vivo!

2025-03-30

A Revista Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem por meio deste Dossiê rememorar os 30 anos do falecimento de Florestan Fernandes.

Florestan Fernandes (1920-1995), destacado intelectual e patrono da sociologia brasileira, mergulhou profundamente na realidade social para extrair dela as raízes das desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais. A originalidade de suas interpretações, presente em suas obras, e sua aguerrida militância na defesa da democracia e dos direitos sociais revelam a solidez de suas convicções científicas, históricas, políticas e filosóficas.

Seu senso de justiça, coerente com sua origem, o fez permanecer fiel à sua classe social e a se interessar em contribuir com o resgate histórico da organização indígena brasileira, vilipendiada pela espoliação colonial, neocolonial e imperialista. Esse mesmo senso também o levou a criticar a mistificação da “democracia racial” e a lutar pela igualdade de direitos. Com atitudes destemidas, Florestan protagonizou a defesa incondicional da escola pública e de qualidade, além de perceber a necessidade de uma revolução brasileira como meio para alcançar uma verdadeira democracia econômica e cultural.

Neste dossiê, buscamos publicar estudos que dialoguem com o pensamento de Florestan Fernandes e atualizem o debate por meio de temas como: capitalismo dependente; desigualdade social; classes sociais e luta de classes; raça e classe; democracia; racismo; educação e dilemas educacionais; infância; direitos sociais e políticos; revolução brasileira, entre outros.

 

Organizadores:

Dr. Adelar João Pizetta

Dr. Ademar Bogo

Me Geraldo José Gasparin

 

Abertura para submissões: 30 de março de 2025

Fechamento: 30 de junho 2025