A imagem do sujeito enamorado na ótica da Análise do Discurso e da Psicanálise: um estudo de caso
Resumo
O presente artigo, escrito a quatro mãos, seguirá dois objetivos: o primeiro será o de mostrar como é vista a noção de “sujeito enamorado” pela Psicanálise e pela Análise do Discurso Semiolinguística. O segundo será o de trabalhar tais conceitos de modo prático, ou seja, pela localização e abordagem do supracitado sujeito em um poema, ou mais precisamente, na letra de uma canção brasileira. Iremos assim reunir duas teorias distintas, mas que podem se revelar complementares (teorias psicanalíticas e conceitos de uma análise comunicacional do discurso), em busca das estratégias discursivas que são mobilizadas pelo sujeito supracitado em seus desdobramentos.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).