Uma analista do discurso face aos ditos de dois políticos: narrativas de vida que se entrecruzam
Resumo
Este artigo gira em torno de três sujeitos empíricos e de seus ditos ou escritos. O primeiro sujeito é representado pela voz da analista do discurso que assina o artigo e que se enveredou, por uma série de circunstâncias, em caminhos mais ou menos complexos, que a levaram a se colocar no lugar de observadora do universo discursivo dos dois outros sujeitos: os políticos Lula e Sarkozy durante seus mandatos como presidentes da República, respectivamente, no Brasil e na França. O artigo visa a mostrar como a narrativa de vida e as emoções que acompanham certos discursos dos três sujeitos refletem algumas estratégias argumentativas.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).