A concepção problematológica da linguagem

Palavras-chave: Problematologia, Estudos de linguagem, Michel Meyer

Resumo

Este artigo situa-se na interface entre Filosofia da Linguagem e Teoria da Argumentação e visa a expor os fundamentos da concepção problematológica da linguagem elaborada por Michel Meyer. A investigação apresenta caráter teórico e interpretativo, ao propor que a diversidade de abordagens contemporâneas — desde os jogos de linguagem de Wittgenstein até a teoria dos atos de fala e a hermenêutica — pode encontrar unidade a partir das noções de questão e resposta. O autor busca articular uma perspectiva crítica sobre os limites das gramáticas formais e das concepções estruturalistas, indicando que a essência da linguagem não reside em sistemas estáticos, mas no dinamismo interrogativo que funda o sentido. Essa leitura conduz a uma redefinição do discurso como prática problematizadora, cuja função é instaurar e organizar o campo da significação. Assim, a teoria problematológica se apresenta como uma alternativa original e relevante às tentativas anteriores de unificação filosófica da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Meyer, Universidade Livre de Bruxelas

Michel Meyer (1950-2022) foi professor emérito de Filosofia e Retórica e titular da Cátedra de Retórica da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Bélgica. Sua reflexão volta-se, principalmente, sobre a retórica para a qual largamente contribuiu com a introdução de uma abordagem da argumentação a que dá o nome de problematologia.

Gabriel Fernandino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG (2021-24) na linha de pesquisa Análise do Discurso, Retórica e Argumentação, com período sanduíche Capes PrInt na Aix-Marseille Université (ano escolar 2023-24). Membro do grupo de pesquisa europeu sobre discurso de ódio, Draine, bem como dos grupos de pesquisa brasileiros Retórica e Argumentação - RETORAR (CNPq) e Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD; CNPq; UESC). Membro pesquisador na Biblioteca Apostólica Vaticana.

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS); Mestra em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (Portugal); Especialista em Língua Portuguesa e em Metodologia do Ensino do Francês como Língua Estrangeira; Graduada em Letras com Francês (licenciatura plena com dupla habilitação: Português e Francês) pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro e em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Lauro de Freitas - BA e Professora de Prática de Ensino e Língua Francesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vinculada ao Departamento de Educação, na subárea de Letras, onde atua nos cursos de Letras e de Pedagogia. 

Ibiraci de Alencar Chagas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de História vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com Licenciatura em História, Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (Letras) e Doutorado em Estudos Linguísticos (Letras) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e estágio pós-doutoral em curso pela mesma instituição.

 
Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Docente do curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

BELNAP, Nuel D. Questions, Answers and Presuppositions. Journal of Philosophy, v. 63, n. 20, p. 609-611, 1966.
BELNAP, Nuel D. Questions: Their Presuppositions and How They Fail to Arise. In: LAMBERT, Karel. The Logical Way of Doing Things. New Haven: Yale University Press, 1969. p. 23-37.
CORNULIER, Benoît de. Le détachement de sens. Communications, Paris, v. 32, p. 125-182, 1980.
JACQUES, Francis. Dialogiques. Paris : P.U.F, 1979.
JAUSS, Hans R. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.
JAUSS, Hans R. Goethes und Valérys Faust — Zur Hermeneutik von Frage und Antwort. Comparative Literature, v. 28, p. 201-232, 1976.
MEYER, Michel. Dialectique, rhétorique, herméneutique et questionnement. Revue internationale de Philosophie, v. 127/128, p. 145-177, 1979a.
MEYER, Michel. Découverte et justification en science. Paris: Klincsieck, 1979b.
MEYER, Michel. Dialectic and Questioning: Socrates and Plato. American Philosophical Quarterly, v. 17, n. 4, p. 283-291, 1980a.
MEYER, Michel. Science as a questioning-process. Revue Internationale de Philosophie, v. 131/132, 1980b.
Publicado
2025-08-31
Como Citar
Meyer, M., Fernandino, G., Melo, P., Chagas, I., & Azevedo, I. C. (2025). A concepção problematológica da linguagem. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(2), 173-201. https://doi.org/10.47369/eidea-25-2-4797
Seção
Tradução