Quando a vírgula argumenta

A construção da polêmica nas entrelinhas do texto

Palavras-chave: Gramática, Argumentação, Pontuação, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

A análise deste artigo, a partir da relação entre gramática e discurso, examina duas manchetes jornalísticas sobre a divulgação dos exames de Covid-19 de Bolsonaro, diferenciadas pelo uso da vírgula: uma oração subordinada adjetiva restritiva e outra explicativa. Com base em Azeredo (2018) e outros, argumentamos que essa variação altera a interpretação do enunciado, evidenciando como a pontuação influencia a argumentação. Partindo da proposta de Nascimento (2018) e da análise das manchetes, discutimos como a argumentação se manifesta por meio de enunciados concretos, moldados pela interação entre sujeitos argumentantes. Concluímos que a gramática, longe de ser um conjunto de regras neutras e estanques, é um elemento essencial na construção discursiva argumentativa. A escolha de estruturas sintáticas alternativas não é neutra, mas reflete estratégias persuasivas e disputas de sentido, o que aponta para a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa baseado na análise crítica dos usos da linguagem.

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Biografia do Autor

Lucas Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPGlinC). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/PPGEL) e graduado em Letras (UESB). Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS).

Fagner Carvalho Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS). Bolsista FAPESB. Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS). Membro do Grupo de Estudos Dialógicos em Discurso e Argumentação (Dialógicos/UEFS/CNPq), do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/UESC/CNPq) e do Grupo de Estudos em Discurso Político (Dispo/UFG/CNPq). 

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Publicado
2025-08-31
Como Citar
Baldoino Silva, J., Nascimento, L., & Carvalho Silva, F. (2025). Quando a vírgula argumenta. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(2), 67-87. https://doi.org/10.47369/eidea-25-2-4655
Seção
Artigos