Quando a vírgula argumenta
A construção da polêmica nas entrelinhas do texto
Resumo
A análise deste artigo, a partir da relação entre gramática e discurso, examina duas manchetes jornalísticas sobre a divulgação dos exames de Covid-19 de Bolsonaro, diferenciadas pelo uso da vírgula: uma oração subordinada adjetiva restritiva e outra explicativa. Com base em Azeredo (2018) e outros, argumentamos que essa variação altera a interpretação do enunciado, evidenciando como a pontuação influencia a argumentação. Partindo da proposta de Nascimento (2018) e da análise das manchetes, discutimos como a argumentação se manifesta por meio de enunciados concretos, moldados pela interação entre sujeitos argumentantes. Concluímos que a gramática, longe de ser um conjunto de regras neutras e estanques, é um elemento essencial na construção discursiva argumentativa. A escolha de estruturas sintáticas alternativas não é neutra, mas reflete estratégias persuasivas e disputas de sentido, o que aponta para a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa baseado na análise crítica dos usos da linguagem.
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