Estudo das preposições ‘para’ e ‘por’ sob o viés da semântica argumentativa
Resumo
Pensar o ensino e a aprendizagem de língua é desafiador, talvez mais ainda quando se pensa o ensino para falantes não nativos. Dentre as dificuldades apresentadas pelos estudantes, uma delas diz respeito à compreensão do sentido das preposições nos discursos, que, na maioria das vezes, são tratadas por um viés morfossintático. Diante disso, este estudo tem como objetivo: descrever e explicar a descrição das significações das preposições ‘para’ e ‘por’, a partir da Semântica Argumentativa, de Marion Carel e Oswald Ducrot, a fim de compreender os sentidos e usos dessas preposições no discurso. Trata-se de um estudo teórico, uma vez que se propõe à descrição e à explicação de significações das preposições ‘para’ e ‘por’, utilizando, apenas a título de exemplo, enunciados proferidos por estudantes meus de português como língua estrangeira. Com base nesta pesquisa, foi possível verificar que as preposições possuem uma argumentação interna (AI) associada ao discurso.
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