Retórica da imagem e temática da união no discurso icônico em torno da tomada de posse de Alassane Ouattara

  • Dorgelès Houessou Université Félix Houphouët Boigny d’Abidjan-Cocody
Palavras-chave: Imagem visual fixa. Semiologia da imagem. Semiótica visual. Signo icônico. Signo plástico.

Resumo

Alassane Ouattara tomou posse como presidente da República da Costa do Marfim em 21 de Maio de 2011. Na memória dos marfinenses, nenhuma tomada de posse presidencial precedente mobilizou tanto interesse nacional e internacional, nem dos fundos financeiros, nem do mundo, nem da imaginação e nem mesmo de imagens... Partindo da ideia de que “a imagem é apenas uma organização filtrada ‘dos dados do mundo’, uma interpretação, um discurso ‘sobre o mundo’, [...] um agrupamento de sinais, [...] construída, semiotizada, deslocada, relativa e contextualizada” (JOLY, 2002), propomos nesse artigo uma “palestra, aula, algo assim” semiológica de algumas imagens associadas à tomada de posse de Alassane Ouattara em vista de estudar a função publicitária delas. Se, como lembra Joly (1994), “a plasticidade das mensagens visuais constitui um nível de significação para a parte inteira que interage com os outros níveis - o icônico, o linguístico e o institucional -, para produzir uma mensagem global”, nos esforçamos para identificar evidências da conformidade dessas imagens ao tema da união sob o signo linguístico que estava presente na tomada de posse. Trata-se de descrever o processo pelo qual um simples chamado à união, devido à expressão da autoridade institucional, que lhe é contíguo, é definido de imediato como objeto de união.

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Publicado
2015-04-17
Como Citar
Houessou, D. (2015). Retórica da imagem e temática da união no discurso icônico em torno da tomada de posse de Alassane Ouattara. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 5(1), 56-73. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/431
Seção
Artigos