Desenvolvimento de competências e capacidades de linguagem por meio da escrita de textos de opinião
Resumo
A intenção deste trabalho é discutir o desenvolvimento de competências e capacidades discursivas em atividades de escrita, tendo em vista as polêmicas teóricas existentes em torno desses termos (CHOMSKY, 1978; ROEGIERS & DE KETELE, 2004; CHARAUDEAU & MAINGUENEAU, 2004). Ao assumir a perspectiva dialógica e histórico-cultural da linguagem, os conhecimentos enunciativos, pragmáticos e linguísticos, entre outros, quando colocados em interação, promovem aprendizagens diversificadas, que ampliam os limites das práticas escolares. O corpus constituído por dissertações produzidas para o Exame Nacional do Ensino Médio/2004 evidencia que os gêneros (BAKHTIN, 2003), em particular os textos de opinião, como se vê no exemplar destacado no artigo, embora sejam relativamente estáveis, são eventos textuais dinâmicos e plásticos que impactam o exercício da autoria (TFOUNI & ASSOLINI, 2008), mas, ao mesmo tempo, estimulam os sujeitos a assumirem lugares discursivos que demarcam posições enunciativas. Isso porque os processos de negociação e sustentação estimulam o jogo interacional de natureza polifônica que permite articular os conhecimentos construídos ao longo do tempo a pontos de vista variados.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).