Desenvolvimento de competências e capacidades de linguagem por meio da escrita de textos de opinião

  • Isabel Cristina Michelan Azevedo Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Competências. Capacidades de linguagem. Gêneros discursivos. Argumentação.

Resumo

A intenção deste trabalho é discutir o desenvolvimento de competências e capacidades discursivas em atividades de escrita, tendo em vista as polêmicas teóricas existentes em torno desses termos (CHOMSKY, 1978; ROEGIERS & DE KETELE, 2004; CHARAUDEAU & MAINGUENEAU, 2004). Ao assumir a perspectiva dialógica e histórico-cultural da linguagem, os conhecimentos enunciativos, pragmáticos e linguísticos, entre outros, quando colocados em interação, promovem aprendizagens diversificadas, que ampliam os limites das práticas escolares. O corpus constituído por dissertações produzidas para o Exame Nacional do Ensino Médio/2004 evidencia que os gêneros (BAKHTIN, 2003), em particular os textos de opinião, como se vê no exemplar destacado no artigo, embora sejam relativamente estáveis, são eventos textuais dinâmicos e plásticos que impactam o exercício da autoria (TFOUNI & ASSOLINI, 2008), mas, ao mesmo tempo, estimulam os sujeitos a assumirem lugares discursivos que demarcam posições enunciativas. Isso porque os processos de negociação e sustentação estimulam o jogo interacional de natureza polifônica que permite articular os conhecimentos construídos ao longo do tempo a pontos de vista variados.

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Publicado
2015-04-08
Como Citar
Azevedo, I. C. (2015). Desenvolvimento de competências e capacidades de linguagem por meio da escrita de textos de opinião. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 4(1), 35-47. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/419
Seção
Artigos