CriAÇÃO

Aprende-se a argumentar jogando?

Palavras-chave: Argumentação, Jogo de tabuleiro, Gameficação, Evento de letramento

Resumo

O exercício da cidadania envolve saber argumentar em diversas situações e desenvolver consciência (auto)crítica para compreender os limites do próprio excedente de visão e o que, de seu lugar, o outro consegue enxergar. Nesse sentido, elaboramos um jogo de tabuleiro, denominado CriAÇÃO, que, a partir de um universo ficcional, visa contribuir para elaboração de posicionamentos acerca de temas complexos sob a perspectiva de divindades que, debatendo, decidem os rumos da civilização. Neste artigo, buscamos responder de que modo uma partida de "CriAÇÃO" constitui um evento de letramento capaz de preparar estudantes para situações em que precisem argumentar e contra-argumentar. Para tanto, respaldamo-nos na compreensão dialógica de linguagem, nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos estudos de argumentação interacional e em pesquisas sobre gameficação. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada partida se configura como um evento de letramento promissor no que tange ao desenvolvimento da argumentação como prática social.

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Biografia do Autor

Glícia Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP), professora associada da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), mais especificamente na área da Linguística Aplicada, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), coordenadora da unidade Natal do ProfLetras. Seus interesses de pesquisa vinculam-se, principalmente, aos seguintes temas: letramentos, gêneros discursivos e linguística na área de Ciências e Tecnologia, ensino de argumentação.  

Francisco Geoci da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Linguística Aplicada (UFRN) , professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seus interesses de pesquisa vinculam-se, principalmente, aos seguintes temas: letramentos e ensino; ensino-aprendizagem de língua materna; formação linguísticas na educação básica; ensino-aprendizagem de argumentação.

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Publicado
2024-06-23
Como Citar
Peixoto, A., Azevedo, G., & Silva, F. (2024). CriAÇÃO. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(1), 144-162. https://doi.org/10.47369/eidea-24-1-4114
Seção
Artigos

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