Análise dialógica no ensino de argumentação emancipadora

Palavras-chave: Ensino de argumentação, Argumentação como prática social emancipadora, Análise dialógica do discurso, Projeto de letramento

Resumo

Entre as propostas pedagógicas para ensino da argumentação, destacamos a que a compreende como uma prática social emancipadora. Nela, superam-se exercícios de identificação de elementos do discurso argumentativo e de aspectos formais do texto prototipicamente vinculado à argumentação para focalizar seus usos sociais, fundamentando-se nos eixos da dialogicidade, reflexibilidade e criticidade. Isso posto, neste artigo, temos o objetivo de examinar de que maneira esses eixos ampliam a discussão sobre o campo de estudos do discurso e da argumentação, especificamente no que tange aos anos iniciais do ensino fundamental. Esse exame se desenvolve por meio de um recorte de dados de uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino de argumentação por meio de um projeto de letramento. Os resultados salientam que esse ensino gera experiências exitosas, tendo em vista estar ancorado na vivência da argumentação para (re)agir diante de adversidades e, dentro das possibilidades de cada situação, alcançar mudanças sociais.

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Biografia do Autor

Júlio Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e doutorando em Estudos da linguagem, área de estudos da Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2024). Graduado em Pedagogia pela (UFRN/2004), especialista em Pedagogia estratégica pela Universidade Potiguar (UnP/2009) e em Literatura e ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (IFRN/UAB/ 2012). Professor dos anos iniciais do ensino fundamental, efetivo, nos municípios de Natal/RN desde 2004 e Parnamirim/RN desde 2009. Atualmente exerce suas funções profissionais como coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública municipal de Parnamirim/RN.

Glícia Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em leitura e produção de textos e graduada em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa) também pela UFRN. Atualmente, é professora associada da UFRN, atuando, na graduação, no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFRN. No ProfLetras, atualmente, exerce a função de coordenadora da unidade de Natal/RN. De 2012 a 2015, foi Vice-Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando principalmente os seguintes temas: letramento, letramento digital, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna, produção de material didático impresso e digital, formação linguística na área de Ciências e Tecnologia.
https://lattes.cnpq.br/1417959539739192.

Robson Henrique Antunes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Letras Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Língua Inglesa na educação básica. Seus estudos se voltam para as questões de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa, atuando, principalmente, diante dos respectivos temas: multimodalidade, multiletramentos, leitura e produção de gêneros de linguagens, análise de livros didáticos e formação de professor na perspectiva crítica.

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Publicado
2024-08-31
Como Citar
Araújo, J., Azevedo, G., & Oliveira, R. (2024). Análise dialógica no ensino de argumentação emancipadora. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(2), 90-108. https://doi.org/10.47369/eidea-24-2-4111
Seção
Artigos

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