Análise dialógica no ensino de argumentação emancipadora
Resumo
Entre as propostas pedagógicas para ensino da argumentação, destacamos a que a compreende como uma prática social emancipadora. Nela, superam-se exercícios de identificação de elementos do discurso argumentativo e de aspectos formais do texto prototipicamente vinculado à argumentação para focalizar seus usos sociais, fundamentando-se nos eixos da dialogicidade, reflexibilidade e criticidade. Isso posto, neste artigo, temos o objetivo de examinar de que maneira esses eixos ampliam a discussão sobre o campo de estudos do discurso e da argumentação, especificamente no que tange aos anos iniciais do ensino fundamental. Esse exame se desenvolve por meio de um recorte de dados de uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino de argumentação por meio de um projeto de letramento. Os resultados salientam que esse ensino gera experiências exitosas, tendo em vista estar ancorado na vivência da argumentação para (re)agir diante de adversidades e, dentro das possibilidades de cada situação, alcançar mudanças sociais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. C. D. Meu bairro, meu ambiente: argumentação emancipadora nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 130 f.: il. color. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
ARAÚJO, J. C. D.; AZEVEDO, G.; MORAIS, D. P. Multiletramentos no ensino de argumentação emancipadora. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 91-105, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p91-105.
AFONSO, A. P. Comunidades e Aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem. II Conferência Internacional - TIC na Educação Challenges 2001. Atas [...], Centro de Competência Nónio Séc. XXI Universidade do Minho, 2001. p. 427-432.
ALVES LIMA, S. F. As capacidades argumentativas como objeto de ensino da argumentação. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 22, n. 2, p. 154-174, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47369/eidea-22-2-3484.
AZEVEDO, I. C. M. de. Desenvolvimento de competências e capacidades de linguagem por meio da escrita de textos de opinião. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 4, p. 35-47, 2013. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/419. Acesso em: 11 jun. 2024.
AZEVEDO, I. C. M. de. Confluencias y distinciones entre las nociones de capacidad y competencia argumentativas. In: VITALE, M. A. et al. (orgs.). Estudios sobre discurso y argumentación. Coimbra: Grácio Editor, 2019. p. 167-193.
AZEVEDO, I. C. M de.; PIRIS, E. L. Pedagogia da esperança e argumentação emancipadora. In: REICHMANN, C. L.; MEDRADO, B. P.; COSTA, W. P. A (orgs.). Nas fronteiras e margens - desenvolvimento de professores de línguas como território de esperanças. Campinas: Editora Pontes, 2023. p. 83-106.
AZEVEDO, I. C. M. de; TINOCO, G. M. A. M. Letramento e argumentação no ensino de língua portuguesa. Entrepalavras. Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 18-35, 2019. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1383/0. Acesso em: 11 jun. 2024
BAKHTIN, M. [VOLOSHINOV]. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
BAKHTIN. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação e mudança. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
GRÁCIO, R. A. Para uma teoria geral da argumentação: questões teóricas e aplicações didácticas. 2010. 446f. Tese de Doutoramento (Ciências da Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2010.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B; SIGNORINI, I. O ensino e a formação de professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 223-243.
TINOCO, G. M. A. M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008. 254p. Tese (doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
VOLÓCHINOV, V (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora34, 2018.
Copyright (c) 2024 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).