“Um país que não está no retrato”

Argumentação e imaginários sociodiscursivos em posts das páginas São Paulo Invisível e Rio Invisível

Palavras-chave: Argumentação, Imaginários sociodiscursivos, Posts, População de rua

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal investigar quatro posts que possuem uma forma narrativa e uma dimensão argumentativa, das páginas São Paulo invisível e Rio invisível, veiculados na rede social Facebook, identificando os imaginários sociodiscursivos em relação à população em situação de rua. A hipótese inicial é que há uma disputa de vozes/narrativas. Pauta-se a investigação, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. No entanto, Recuero (2009) e Santaella (2016) também guiarão a investigação em relação ao discurso digital. Ademais, parte-se do pressuposto de que narrar convence. Assim, as reflexões de Feres (2019) e de Koch e Elias (2018) serão também utilizadas.  Por fim, como o olhar é conduzido para corpos que são, a todo momento, invisibilizados e silenciados, o pensamento de Santos (2020) também será um dos fios condutores deste estudo.

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Biografia do Autor

Janayna Rocha da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição (2019), especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2017) e graduada em Letras: português/italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), apresentando trabalhos vinculados à área de Teoria da Literatura. É integrante do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino -liderado pelas professoras Beatriz dos Santos Feres e Patrícia Neves Ribeiro e integrante do grupo de estudos e pesquisa em Linguística Textual - liderado pelo professor Fábio André Cardoso Coelho . Atualmente, é professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, leitura, interpretação textual e representações de gênero. 

Ilana da Silva Rebello, UFF- Universidade Federal Fluminense

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2019-2022), vice-chefe do Setor de Língua Portuguesa da UFF (2020 - atual) e uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

 

Referências

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Publicado
2024-08-31
Como Citar
da Silva, J., & Rebello, I. (2024). “Um país que não está no retrato”. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(2), 67-89. https://doi.org/10.47369/eidea-24-2-4106
Seção
Artigos