Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças

Palavras-chave: Discurso, Persuasão Projetiva, Contos ilustrados, Semiolinguística

Resumo

Neste trabalho, à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, objetiva-se identificar, no conjunto verbo-visual das obras Flicts, de Ziraldo (1999 [1969]), Romeu e Julieta, de Ruth Rocha (2009 [1977]), e Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio (2011), estratégias de persuasão e sedução com vistas à adesão do leitor ao projeto de influência que as subjaz. Pressupõe-se que a combinação entre forma narrativa e função argumentativa permite a identificação do leitor com as personagens e com a dramaticidade de suas ações, favorecendo a persuasão projetiva ligada ao fazer crer, diferente do que ocorre na argumentação propriamente dita, considerada impositiva por explicar o porquê e o como dos fatos, incluindo o outro em um esquema de verdade (CHARAUDEAU, 2004). Observam-se, no corpus, marcas textuais que materializam representações sociais (MOSCOVICI, 2015) e propiciam o espelhamento, a conformação social e a resistência ideológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONIO, Luiz. Uma princesa nada boba. Ilustração: Biel Carpenter. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

BAQUERO, Rute Vivian Angelo. A situação das Américas: democracia, capital social e empoderamento. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan.abr, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. A argumentação talvez não seja o que parece ser. In: GIERING, Maria Eduarda; TEIXEIRA, Marlene. Investigando a linguagem em uso: estudos em Linguística Aplicada. São Leopoldo: Ed.Usininos, 2004. p. 33-44.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. Coordenação da tradução: Angela M. S. Corrêa e Ida Lucia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.

FIORIN, José Luiz; Francisco PLATÃO. Lições de texto: leitura e redação. 2.ed. São Paulo: Ática, 1997.

KONZEN. Paulo Roberto. Conceito de Diversidade (Verschiedenheit) na Ciência da Lógica e na Filosofia do Direito de Hegel. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, ano 9, n. 17, p. 39-60, dez.2012.

MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MOSCOVICI, Sergei. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. 11.ed. Ed. em inglês por Gerard Duveen. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

PIGNATARI, Décio. Letras, artes, mídia. São Paulo: Ed. Globo, 1995. p.77-79

ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. Ilustr. Mariana Massarani. São Paulo: Salamandra, 2009 [1977].

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira. Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

ZIRALDO. Flicts. 30. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999 [1969].

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Feres, B. (2019). Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 19(2), 18-32. https://doi.org/10.17648/eidea-19-v2-2348
Seção
Artigos