Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças
Resumo
Neste trabalho, à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, objetiva-se identificar, no conjunto verbo-visual das obras Flicts, de Ziraldo (1999 [1969]), Romeu e Julieta, de Ruth Rocha (2009 [1977]), e Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio (2011), estratégias de persuasão e sedução com vistas à adesão do leitor ao projeto de influência que as subjaz. Pressupõe-se que a combinação entre forma narrativa e função argumentativa permite a identificação do leitor com as personagens e com a dramaticidade de suas ações, favorecendo a persuasão projetiva ligada ao fazer crer, diferente do que ocorre na argumentação propriamente dita, considerada impositiva por explicar o porquê e o como dos fatos, incluindo o outro em um esquema de verdade (CHARAUDEAU, 2004). Observam-se, no corpus, marcas textuais que materializam representações sociais (MOSCOVICI, 2015) e propiciam o espelhamento, a conformação social e a resistência ideológica.
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Referências
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