Argumentário

Uma proposta de reconstrução (da rede) de argumentos de uma controvérsia

Palavras-chave: Argumentário, Questão Argumentativa, Esquema Argumentativo, Escola Sem Partido

Resumo

O estudo de argumentário tem ganhado visibilidade na teoria da argumentação. Argumentários consistem em redes de argumentos organizados em torno de questões sobre uma disputa para a qual diversos argumentadores defendem seus pontos de vista sustentados por argumentos recrutados do estoque de argumentos possíveis. Neste artigo, temos como objetivo propor uma metodologia para a reconstrução dos argumentos que compõem o argumentário de determinado conflito de opinião. Mobilizaremos especialmente os conceitos de questão argumentativa, para tratar dos recortes temáticos que caracterizam aquilo sobre o que se discute, e de esquema argumentativo, que tem um papel fundamental naquilo que assumimos como unidade de composição do argumentário – o argumento. Para ilustrar a proposta para reconstrução de argumentos, contextualizaremos o conflito de opinião acerca do Escola Sem Partido, disputa a partir da qual foi depreendido um argumentário, e apresentamos detalhadamente as etapas para a reconstrução de um argumento que integra a rede.

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Biografia do Autor

Lucas Pereira da Silva, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras (2022) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Letras - Português e Inglês (2017) pela mesma instituição (FFLCH-USP). Participou, em 2015, do Projeto Para História do Português Paulista. Em 2017, desenvolveu Iniciação Científica pelo Projeto Gramática, Cognição e Discurso - Fase 2, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo. Atualmente, é doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (DLCV-FFLCH-USP). Realiza pesquisa de doutorado sobre polílogos argumentativos em fóruns de discussão. Integra os Grupos de Pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD" (UESC/CNPq) e "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso - NEAC" (USP/CNPq). Contribui com o projeto "Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais - Projeto DIA".

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Publicado
2024-06-23
Como Citar
da Silva, L. P., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2024). Argumentário. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 24(1), 81-106. https://doi.org/10.47369/eidea-24-1-4105
Seção
Artigos