Ronaldo: fenômeno, ídolo ou herói? Análise das estratégias argumentativas utilizadas pelo jogador em sua despedida do futebol
Resumo
Com o objetivo de observar como as estratégias argumentativas podem ser utilizadas para definir um ethos e tentar reverter a opinião pública por meio da persuasão, analisamos neste trabalho dois discursos de Ronaldo Fenômeno por ocasião de seu afastamento definitivo dos campos. Concluímos que o ex-jogador pretende fixar no mundo do futebol a imagem de ídolo por meio de mecanismos que buscam a identificação com os apaixonados pelo esporte.Tomamos como base teórica a Retórica Aristotélica, a Neo-retórica de Perelman e Tyteca, a Análise do Discurso de linha francesa e a Semiótica Greimasiana.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).