How is the argumentation processed in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
A study about discursive modalizers
Abstract
This study on Base Nacional Comum Curricular BNCC) (BNCC) aims to describe the functioning of discursive modalization, as a semantic-argumentative and enunciative phenomenon in that document. Therefore, it is based on the conception of argumentation in the language of Ducrot and collaborators (1987 and 1988) and on the studies on Discursive Modalization, proposed by Castilho & Castilho (2002) and by Nascimento & Silva (2012). With regard to the BNCC, studies by Caneiro (2020) and Silva (2021) are used. The corpus of this study is constituted by the sections of Introduction and Elementary School Stage (Languages area), of the mentioned document. The research is quali-quantitative in nature and descriptivist and interpretive. With the analysis of the corpus, it was found that the most recurrent modalizers were the deontics of obligatoriness, the evaluative ones, and the delimiters producing different effects of meaning, functionalities in the document.
Downloads
References
ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. La argumentación en la lengua. Versión española de Julia Sevilla e Marta Tordesillas. Madrid: Editorial Gredos S.A., 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 16 set. 2021.
CARNEIRO, Moaci Alves. BNCC fácil: Decifra-me ou te devoro: 114 questões e respostas para esclarecer as rotas de implementação da BNCC. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
CASTILHO, Ataliba T. de; CASTILHO, Célia M. M. de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo. (org). Gramática do português falado. Vol. II: Níveis de Análise Linguística. 4. ed. ver. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Revisão técnica da tradução Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.
DUCROT, Oswald. Polifonia y Argumentación: Conferencias del Seminario Teoria de La Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.
DUCROT, Oswald. Introducción: Conferencia 1. In: CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005. p. 11-25
ESPÍNDOLA, Lucienne. A Argumentação X Adjetivos X Gênero Opinativo. Texto da comunicação coordenada “Argumentação em gêneros discursivos” da IV Semana de Letras. João Pessoa: UFPB, 2003 (Mimeografado)
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. Jogando com as vozes do outro: a polifonia – recurso modalizador – na Notícia Jornalística. Tese de Doutorado. João Pessoa, UFPB, 2006.
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do; SILVA, Joseli Maria. O fenômeno da modalização: estratégia semântico-argumentativo e pragmático. In. NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do (org.). A argumentação na redação comercial oficial: estratégias semânticas-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 63-100
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia. Letras de hoje. Porto Alegre, v.50, n.50, n.3, p. 342-351, jul-set. 2015.
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A Leitura na BNCC: propostas de intervenção para o Ensino Fundamental II. Dissertação. Cajazeiras-PB, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/21315/1/TERESINHA%20NUNES%20NOGUEIRA.DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PROFLETRAS.2020.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.
SILVA, Jéssica Rodrigues. O Eixo Análise Linguística na BNCC: Estudo sobre (des)continuidades do Documento Norteador da Educação Básica. Dissertação. Campina Grande-PB, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/18538/1/J%c3%89SSICA%20RODRIGUES%20SILVA%20%20%e2%80%93%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%28PPGLE%29%202021.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
SILVA, Marcos Antônio da. Argumentação e polifonia na língua. In. NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do (org.). A argumentação na redação comercial oficial: estratégias semânticas-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 29-62
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).