Como se processa a argumentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Um estudo acerca dos modalizadores discursivos
Resumo
Este estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular BNCC) tem por objetivo descrever o funcionamento da modalização discursiva, enquanto fenômeno semântico-argumentativo e enunciativo no referido documento. Para tanto, fundamenta-se na concepção de argumentação na língua de Ducrot e colaboradores (1987 e 1988) e nos estudos sobre a Modalização Discursiva, propostos Castilho y Castilho (2002) e por Nascimento y Silva (2012). No que se refere à BNCC, utilizam-se os estudos de Caneiro (2020) e Silva (2021). O corpus deste estudo é constituído pelas seções de Introdução e Etapa do Ensino Fundamental (área de Linguagens), do referido documento. A pesquisa é natureza quali-quantitativa e de cunho descritivista e interpretativista. Com a análise do corpus constatou-se que os modalizadores mais recorrentes foram os deônticos de obrigatoriedade, os avaliativos, e os delimitadores produzindo diferentes efeitos de sentido no texto do documento.
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