O despertar das paixões: a retórica de Candido na estreia de Clarice Lispector

Palavras-chave: Discurso epidítico, Crítica Literária, Pathos, Clarice Lispector, Antonio Candido

Resumo

O discurso crítico literário, de ordem epidítica, já que objetiva louvar ou censurar uma obra e seu autor, é capaz de consagrar escritores desconhecidos, caso da modernista Clarice Lispector. Com base nessas considerações, adota-se como objeto de análise deste estudo a crítica literária “Perto do coração selvagem”, escrita por Antonio Candido, referente ao romance de estreia de Lispector. Tem-se como objetivo mostrar quais as paixões mobilizadas no discurso de Candido, por intermédio de recursos retóricos – figuras, argumentos, lugares e seleção lexical – que amplificam a escritora. Para esse feito, o estudo baseia-se nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, com foco no conceito de pathos. Para mais, o estudo considera que a crítica literária jornalística é capaz de conduzir o leitor do jornal a se tornar leitor do romance, a partir da intencionalidade retórica do crítico-orador e das paixões mobilizadas nos leitores.

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Biografia do Autor

Bruna Camargo Correa, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil. Pesquisadora em nível de Iniciação Científica, orientada pela Profa. Dra. Ana Cristina Carmelino, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo nº 2019/22313-7.

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Publicado
2022-12-28
Como Citar
Correa, B. (2022). O despertar das paixões: a retórica de Candido na estreia de Clarice Lispector. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 22(3), 59-75. https://doi.org/10.47369/eidea-22-3-3522
Seção
Artigos