Argumentação acadêmica: análise da retórica do Guia prático para redação científica

Palavras-chave: Redação científica, Retórica, Performatividade, Culturas disciplinares

Resumo

Realizamos aqui uma interpretação de algumas orientações para escrita presentes no Guia prático para redação científica (VOLPATO, 2015). Um manual, segundo seu autor, destinado a auxiliar pesquisadores a redigir artigos acadêmicos em um padrão internacional. Nossos objetivos são analisar: (1) as estratégias retóricas na produção de conhecimento sobre escrita científica e (2) os posicionamentos sobre redação científica (implicado nisso, sobre ciência de maneira geral) presentes em tais orientações. Como referencial teórico-metodológico, estabelecemos um diálogo entre perspectivas de estudos que concebem a linguagem como uma ação e, nesse sentido, dão ênfase à dimensão retórica e performativa da ação humana, sobretudo a ação da escrita acadêmica (BAZERMAN, 2015; 2011; 2005; FIORIN, 2015; RAJAGOPALAN, 2014; 2008; 1998; HYLAND, 2011; 2000). Como resultados, a presente pesquisa oferece subsídios para uma melhor compreensão a respeito de visões dominantes sobre escrita científica e sobre a necessidade do respeito à diversidade de culturas disciplinares (HYLAND, 2011).

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Biografia do Autor

Gustavo Cândido Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil.

 

Júlio César Araújo, Universidade Federal do Ceará

 

Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

 

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
Pinheiro, G., & Araújo, J. (2021). Argumentação acadêmica: análise da retórica do Guia prático para redação científica. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(3), 100 - 117. https://doi.org/10.47369/eidea-21-3-3228
Seção
Artigos