A tríade plano de texto, argumentação e autoria na redação do Enem

Palavras-chave: Plano de texto, Autoria, Argumentação, Texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Argumentação e autoria são qualidades desejáveis a textos de todos os gêneros. Um dos fatores que favorecem essas características é o planejamento macroestrutural, também conhecido como plano de texto (ADAM, 2005; MARQUESI et al, 2019; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017). Tendo como objeto a análise de uma redação do Enem 2019, este artigo objetiva discutir a relação entre plano de texto, argumentação e autoria. Para isso, serão mobilizados conceitos da Linguística Textual e os critérios propostos pelo Inep para a correção de textos dissertativo-argumentativos (BRASIL, 2019; 2020). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Os resultados mostraram que o exemplar de redação nota 1000 analisado apresenta a defesa de um ponto de vista sustentado por uma argumentação autoral e consistente, sob a qual se depreende um plano de texto, comprovando, desse modo, que plano de texto, argumentação e autoria constituem uma tríade interdependente.

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Biografia do Autor

Cristiane Dall Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

 

 

 

Luiza Guimarães Lanes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

 

Referências

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
Lebler, C., & Lanes, L. (2021). A tríade plano de texto, argumentação e autoria na redação do Enem. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(3), 38 - 54. https://doi.org/10.47369/eidea-21-3-3205
Seção
Artigos