Ceci n’est pas une pipe: a dimensão performativa da argumentação
Resumo
A Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – EID&A – convidou para uma conversa o professor Rui Alexandre Grácio, autor de diversas obras dedicadas aos estudos da retórica, da argumentação e do discurso. Rui Grácio, além de inventivo e inquieto questionador e pensador, é ainda filósofo de formação, ensaísta, tradutor, editor, resenhista, poeta, compositor. Uma das bandeiras desse autor é convocar a incerteza para o foco de discussão, não só em nossa vida cotidiana, como no próprio ensino da argumentação, tema bastante explorado por ele. É o que podemos conferir nesta entrevista.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Lisboa: Quetzal, 2009.
CONLEY, Thomas. What jokes can tell us about arguments. In: JOST, Walter; OLMSTED, Wendy (eds.). A Companion to Rhetoric and Rhetorical Criticism. Blackwell Publishing, 2003.
GILBERT, Michael A. Coalescent Argumentation. New Jersey: Laurence Erlbaum Associate Publishers, 1997.
GRÁCIO, Rui Alexandre. Filosofia da argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2019.
GRÁCIO, Rui Alexandre. Para onde vais, racionalidade argumentativa? Coimbra: Grácio editor, 2020.
GRIZE, Jean Blaise. Logique et langage. Paris: Ophrys, 1997.
WILLARD, Charles Arthur. A theory of argumentation. Tuscaloosa/London: The University of Alabama Press, 1989.
Copyright (c) 2021 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).