O aspecto negativo na semântica argumentativa: análise do gênero meme e construção de blocos semânticos
Resumo
Este artigo trata da aplicação de conceitos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Ducrot (1990) e colaboradores, mais especificamente no que se refere a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS). O objetivo é descrever o funcionamento semântico do texto humorístico com a construção dos encadeamentos argumentativos que demonstram o uso da negação no discurso. O marco teórico baseia-se em noções da Semântica Argumentativa de Ducrot (1990; 2005) e Carel (2005; 2008). A pesquisa é exploratória, bibliográfica, qualitativa e de caráter descritivo-analítico. O corpus é composto por um texto, conhecido como “meme de Chico Buarque”. Constamos que, pela abordagem semântico-argumentativa, o humor do texto é gerado a partir do contraponto entre aquilo que é posto pelo locutor e a expectativa do leitor, que reconstrói o discurso mediante o sentido negativo dado pelo meme.
Downloads
Referências
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los Bloques Semánticos. Tradução: María Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005. p. 11-90.
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 7-18, 2008.
CHICO Buarque de Hollanda. Intérprete: Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: RGE Discos, 1966. 1 disco vinil.
CORTIVO-LEBLER, Cristiane Dall; SILVA, Adilson Ventura da. Subjetividade e ironia: breve discussão e análise. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. 3, p. 316-324, 2015.
DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación. Conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1990.
DUCROT, Oswald. Os topoi na “Teoria da Argumentação na língua”. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 1-11, 1999.
DUCROT, Oswald. Os internalizadores. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 129, p. 7-26, 2002.
DUCROT, Oswald. Esboço de uma Teoria Polifônica da Enunciação. In: DUCROT, Oswald. O Dizer e o Dito. Tradução: Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987. p. 161-218.
FREITAS, Ernani César de. Semântica argumentativa: a construção do sentido no discurso. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.
GOMES, Lauro. Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela semântica argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
RAMALHO, Diogo. Memes do dia. Humor Político. Disponível em: https://www.humorpolitico.com.br/diogo-ramalho/memes-do-dia-4. Acesso em: 04 nov. 2018
Copyright (c) 2021 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).