El aspecto negativo en la Semántica Argumentativa: análisis del género meme y construcción de bloques semánticos

Palabras clave: Teoría de la Argumentación en la Lengua, Teoría de los Bloques Semánticos, Chico Buarque Meme

Resumen

Este artículo trata de la aplicación de conceptos de la Teoría de la Argumentación en la Lengua (TAL), de Ducrot (1990) y colaboradores, más específicamente en lo que se refiere a la Teoría de los Bloques Semánticos (TBS). El objetivo es describir el funcionamiento semántico del texto humorístico con la construcción de cadenas argumentativas que demuestren el uso de la negación en el discurso. El marco teórico está basado en nociones de Semántica Argumentativa de Ducrot (1990; 2005) y Carel (2005; 2008). La investigación es exploratoria, bibliográfica, cualitativa y descriptivo-analítica. El corpus está compuesto por un texto, conocido como el “Meme de Chico Buarque”. Encontramos que por el enfoque semántico-argumentativo, el humor del texto se genera a partir del contrapunto entre lo que pone el locutor y la expectativa del lector, que reconstruye el discurso a través del significado negativo que le da el meme.

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Biografía del autor/a

Neuzer Helena Munhoz Bavaresco, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e Especialista em ensino e aprendizagem de Língua Espanhola pela mesma instituição. Possui graduação em Letras (português e espanhol) pela UPF. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Português, Literatura e língua espanhola. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Letras da UPF, com ênfase em constituição e interpretação do texto e do discurso.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); coordenador (2018-2020) e participante efetivo do GT ANPOLL- Discurso, Trabalho e Ética. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Citas

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Publicado
2021-10-07
Cómo citar
Bavaresco, N. H., & de Freitas, E. (2021). El aspecto negativo en la Semántica Argumentativa: análisis del género meme y construcción de bloques semánticos. Revista Eletrónica De Estudios Integrados En Discurso Y Argumentación, 21(2), 107 - 122. https://doi.org/10.47369/eidea-21-2-3132
Sección
Artículos