Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’

Palavras-chave: Argumentação, Ensino, Situação argumentativa, Material Didático

Resumo

No Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. Organização de textos dissertativo-argumentativos em prosa: o que se percebe em dez anos de realização do Enem? In: FREITAG, Raquel Meister Ko; SILVA, Leilane Ramos da (org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o Enem. João Pessoa: Editora do CCTA, p. 33-50, 2015.

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; DAMASCENO Taysa Mercia dos Santos Souza. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de Estudos de Cultura, n. 7, p. 83-92, 2017.

BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. 2. ed. Tradução: Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 2003 [1996].

BRETON, Philippe. Como convencer? Da comunicação argumentativa à manipulação. Tradução: Flávia Sílvia Machado e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. Ilhéus, n. 3, p. 117-132, nov. 2012.

GRÁCIO, Rui Alexandre. Do discurso argumentado à interação argumentativa. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 117-128, nov. 2011.

GRÁCIO, Rui Alexandre. Perspetivismo e Argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2013.

GRÁCIO, Rui Alexandre. A argumentação na interação. Coimbra: Grácio Editor, 2016.

HAMBLIN, Charles L. Fallacies. Londres: Methuen, 1970.

KLEIMAN, Angela. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008.

LEMES, Noemi. O texto dissertativo-argumentativo no livro didático: o discurso jornalístico silenciando a argumentação. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.4, p. 89-101, 2013.

LIMA, Sheyla Fabricia Alves; PIRIS, Eduardo Lopes. A argumentação no ENEM: análise de uma redação nota mil. Mediação, Pires do Rio/GO, v. 12, n. 2, p. 217-231, 2017.

MUÑOZ, Nora Isabel; MUSCI, Mónica. Manual de lectura y escritura argumentativas: aproximaciones teóricas y actividades prácticas. Río Gallegos: Universidad Nacional de la Patagonia Austral, 2013.

PLANTIN, Christian. La interacción argumentativa. Escritos, Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje, Universidad Autónoma de Puebla, n. 17-18, p. 23-49, 1998.

PLANTIN, Christian. A argumentação: história, teorias, perspectivas. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2008 [2005].

PLANTIN, Christian. “Não se trata de convencer, mas de conviver”: a era pós-persuasão. Tradução: Weslin de Jesus Santos Castro e Eduardo Lopes Piris. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 15, p. 244-269, 2018.

SOUZA, Mayana Matildes da Silva. A argumentação no ensino de português: entre o material didático e a sala de aula. 2018. 259f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

VIDON, Luciano Novaes. A permanência da dissertação escolar nos exames vestibulares: o caso do ENEM. In: AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; PIRIS, Eduardo Lopes. Discurso e Argumentação: fotografias interdisciplinares – vol.2. Coimbra: Grácio Editor, 2018. p. 31-44.

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Alves Lima, S. F. (2019). Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 19(2), 138-153. https://doi.org/10.17648/eidea-19-v2-2458
Seção
Artigos