Quando se perde o sentido da vida: valores em textos de suicidas
Resumo
Cartas e bilhetes suicidas frequentemente aparecem na vida cotidiana ligados a diversos gêneros do discurso, como reportagens, notícias, inquéritos policiais, páginas de redes sociais, entre outros. A argumentação presente nesses documentos já foi e é constantemente explorada no sentido de revelar detalhes sobre motivação, ou sobre a própria vida e morte dos sujeitos que optaram pela morte autoinfligida. Nessa perspectiva e embasado em pressupostos da Retórica e Nova Retórica, este artigo visa apresentar aspectos relativos à argumentação e à noção de “valor” presentes nesses textos. Trata-se de um prolongamento de pesquisa e referencial teórico a respeito da noção de valor na releitura de algumas produções de suicidas coletadas em inquéritos policiais (1896/1940). Pretende-se mostrar ainda como a noção de valor aparece delineada no interior da argumentação do suicida, bem como em estratégias discursivas utilizadas por esses sujeitos no momento da produção dos documentos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).