A argumentação retórica no gênero fílmico documental
Resumo
O presente artigo visa discutir os pontos de contato existentes entre o gênero documentário e a argumentação retórica. Buscaremos dissertar acerca da presença de algumas categorias originárias da Análise Argumentativa do Discurso, que operou uma releitura da chamada retórica aristotélica, no trabalho discursivo realizado pelo documentarista. Nossa análise se baseará em apreciar esse gênero fílmico mediante três pressupostos: gêneros da retórica – demonstrativo, deliberativo e judiciário; partes do discurso – concernente ao que o filósofo belga Michel Meyer (2007) nomeia de edifício retórico (invenção, disposição, elocução, ação e memória); e provas retóricas – éthos, lógos e pathos. Além dessas questões, iremos discutir o posicionamento de certos documentários na dicotomia dimensão argumentativa x intenção argumentativa proposta pela pesquisadora francesa Ruth Amossy (2011). As análises presentes nesse artigo são oriundas de um recorte da nossa pesquisa de mestrado. Nesse sentido, utilizaremos como corpus alguns documentários nacionais e internacionais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).