Ética na administração pública
abordagens sobre conflitos de interesse e transparência
Resumo
Nos últimos anos pôde ser observado um aumento do debate sobre as questões éticas, seja nas relações pessoais quanto na administração pública. Assim, é notável o interesse da população em casos como improbidade, imoralidade, desvio de recursos ou má gestão pública ocorridos em diferentes locais. Essas abordagens se justifica por expor a importância da conduta ética de todo cidadão brasileiro, principalmente na administração pública. Assim surgiu o seguinte questionamento : Qual a importância da ética e da integridade na Gestão Pública? O objetivo geral do artigo consistiu em Investigar questões éticas e de integridade na gestão pública, com foco específico em conflitos de interesse e transparência. Especificamente buscou-se: identificar e analisar os principais tipos de conflitos de interesse que surgem na administração pública, incluindo conflitos de interesse financeiros, pessoais e políticos; Investigar as estratégias e políticas de transparência adotadas para mitigar os conflitos de interesse na administração pública. Desta feita, a fim de alcançar os objetivos propostos, propõe-se uma pesquisa pura, com abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico sendo consultadas bases de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Nesse diapasão, foi possível observar que a falta de ética e a corrupção ainda é uma realidade vivenciada na maioria das organizações públicas do país e isso ainda se torna preocupante. No cenário atual vivenciado, torna-se uma batalha diária para o servidor público manter-se e atuar de forma ética mesmo convivendo com pessoas corrompidas e com atitudes viciosas
Downloads
Copyright (c) 2025 Geovânia Silva de Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram que este artigo é original, de autoria própria, que nunca foi foi publicado em qualquer outro veículo, em português ou outro idioma, no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da Internet, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está em avaliação em outro veículo ou casa editorial.
Declaram, ainda, que este artigo não contém violação a direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro, tampouco possui material de natureza ilegal e exoneram a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS em face de quaisquer reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
Autorizam a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS a proceder a modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação e informam que leram e estão cientes destes termos e das diretrizes para os autores.